Concepções multiculturais na pesquisa sobre formação de professores

Autores

  • André Luiz Sena Mariano UEPG

Resumo

Este texto procura discutir a forma pela qual o multiculturalismo tem sido focalizado na pesquisa sobre formação de professores. Partindo do reconhecimento do multiculturalismo como campo polissêmico, procurou-se investigar se esta polissemia também pode ser encontrada na pesquisa sobre a formação docente. Assim, estabeleceu-se um recorte temporal entre os anos de 2000 a 2006 e elegeu-se como fonte de coleta de dados os trabalhos apresentados na ANPEd e no ENDIPE e os artigos publicados em periódicos. Como principais resultados, é possível apontar que tal polissemia pode ser encontrada, especialmente, entre os estudos que assumem a perspectiva multicultural crítica, a intercultural e a pós-colonial. Por fim, constata-se que os resultados dos textos selecionados revelam um tratamento mais próximo de uma acepção conservadora.

Biografia do Autor

André Luiz Sena Mariano, UEPG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEMET/UEPG).

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Publicado

2013-06-03

Como Citar

Mariano, A. L. S. (2013). Concepções multiculturais na pesquisa sobre formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/129

Edição

Seção

Artigos