Concepções multiculturais na pesquisa sobre formação de professores
Resumo
Este texto procura discutir a forma pela qual o multiculturalismo tem sido focalizado na pesquisa sobre formação de professores. Partindo do reconhecimento do multiculturalismo como campo polissêmico, procurou-se investigar se esta polissemia também pode ser encontrada na pesquisa sobre a formação docente. Assim, estabeleceu-se um recorte temporal entre os anos de 2000 a 2006 e elegeu-se como fonte de coleta de dados os trabalhos apresentados na ANPEd e no ENDIPE e os artigos publicados em periódicos. Como principais resultados, é possível apontar que tal polissemia pode ser encontrada, especialmente, entre os estudos que assumem a perspectiva multicultural crítica, a intercultural e a pós-colonial. Por fim, constata-se que os resultados dos textos selecionados revelam um tratamento mais próximo de uma acepção conservadora.
Referências
ANDRÉ, M. (Org.). Formação de professores (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2000.
BRZEZINSKI, I.; GARRIDO, E. Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2006.
CANDAU, V. M. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In: ______ (Org.). Cultura(s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
CANEN, A.; ARBACHE, A. P.; FRANCO, M. Pesquisando multiculturalismo e educação: o que dizem as dissertações e teses. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 161-181, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
GARCÍA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2006.
GIROUX, H. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Autores Associados, 1987.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.
KINCHELOE, J. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: ArtMed, 1997.
MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: ArtMed, 1997.
______. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: ArtMed, 2005.
MOREIRA, A. F. B. A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, tensões e desafios. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 18, p. 65-81, set./out./nov./dez. 2001.
PÉREZ GÓMEZ, A. La escuela, encrucijada de culturas. Investigación en la escuela – Las escuelas en la escuela y la cultura de la escuela, n. 26, p. 7-23, 1995.
SAID, E. Representações do intelectual: as conferências Reith de 1993. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SEMPRINI, A. Multiculturalismo. Bauru-SP: EDUSC, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.