As fronteiras da alteridade: “O outro – indígena” como provocador do discurso em Colombo e Pero Vaz de Caminha
Resumo
A partir dos textos de dois cronistas do século XV e XVI, Pero Vaz de Caminha e Cristóvão Colombo, levantamos elementos acerca das fronteiras epistemológicas da (re) elaboração do outro nestas narrativas, inicialmente históricas, porém, certamente presentes no cotidiano social contemporâneo, marcado por interações multiculturais. Tzvetan Todorov (1999) e M. Bakhtin (1999), teóricos da linguagem, E. Bueno (1998) historiador e Carlos Skliar (2003), educador, são as bases teóricas principais deste ensaio que pretende, através da literatura, repensar o papel central do “outro” nas relações e construções identitárias, em contextos marcados por realidades de fronteiras, negociações culturais, hibridações e espaços contraditórios.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
BUENO, Eduardo. A viagem do descobrimento. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. (Col. Terra Brasilis, v. 1).
CHANDEIGNE, Michael. Lisboa extramuros 1414-1580. Madrid: Alaliza Editorial, 1990.
DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da anunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1999.
GEERTZ, Clifford. Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
PABLOS, Juan de. Para un estudio de las aportaciones de Mijail Bajtín a la teoría sociocultural. Una aproximación educativa. Revista de Educación, 320, p. 223-53, 1999.
SIMOES, H. Campos. Carta de Pêro Vaz de Caminha a El-Rei don Manuel sobre o achamento do Brasil. Revista FESPI (edição especial), 1996.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
TASSINARI, A. M. I. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras da educação. In: LOPES da SILVA, A.; FERREIRA, M. K. L. (Orgs.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001.
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
WERTSCH, James V. Vocês de la mente. Um enfoque sociocultural para el estúdio de la acción mediana. Madrid: Visor Distribuciones, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.