Edição Atual

Série-Estudos, v. 30, n. 68, jan./abr. 2025
					Visualizar Série-Estudos, v. 30, n. 68, jan./abr. 2025
Publicado: 2025-04-02
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2066

Dossiê

  • Por uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos: das pedagogias de educação infantil às didáticas na creche

    Rodrigo Saballa de Carvalho, Marlene Oliveira dos Santos
    3-8
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2068

Dossiê: Por uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos: das pedagogias de educação infantil às didáticas na creche

  • O espaço para o aprendizado na infância de 0 a 3 anos: a experiência de instituições de Educação Infantil na Itália

    Maria Buccolo
    10-23
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2000
  • Bebês em foco: repensando a participação na educação infantil

    Andreia Rodrigues Abreu, Angela Scalabrin Coutinho, Natália Fernandes
    25-46
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2062
  • Risco não é sinônimo de perigo: a ética do cuidado de bebês em contexto da docência

    Déborah Helenise Lemes de Paula, Viviane Maria Alessi, Marynelma Camargo Garanhani
    47-68
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2009
  • Contextos investigativos e crianças desde bebês como produtores de currículos

    Vigna Barboza, Marlene Oliveira dos Santos
    69-90
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2047
  • A organização de contextos de experiências na Educação Infantil: expressão de cuidado ético e estético na docência com bebês e crianças

    Ana Carine dos Santos de Sousa Paiva, Francisca Paloma Almeida Vital, Renata Facó de Sabóia Castro
    91-108
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2037
  • Movimento livre e desenvolvimento da autonomia dos bebês na creche: contribuições da Abordagem Pikler

    Rafael Ferreira Kelleter, Rodrigo Saballa de Carvalho
    109-129
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2022
  • A ética do cuidado com os bebês nas creches: olhares interseccionais para o currículo e as práticas institucionais

    Janete de Fátima Ferreira Caldas, Vanessa Medianeira da Silva Flôres, Débora Reis Schnekemberg
    131-150
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2041
  • “E há que se cuidar do broto”: o cuidado como ética e prática profissional na Educação Infantil

    Ditte Alexandra Winther-Lindqvist, Juliana Campregher Pasqualini
    151-172
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2028
  • Pesquisa com bebês: caminhos metodológicos de um estudo sobre a docência da educação física na educação infantil

    Erika Schulz, Ileana Wenetz
    173-190
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2024
  • A criança que interroga e a professora que responde: a construção de práticas pedagógicas não medicalizantes na creche

    Ângela Aline Hack Schlindwein Avila, Claudia Rodrigues de Freitas
    191-212
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.1997
  • O cuidado com bebês com deficiências em creches: narrativas de professoras sobre situações de atenção pessoal e de mediação em descobertas e investigações

    Mariane Falco
    213-233
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.1996
  • Saberes, infâncias e educação indígenas: contribuições para uma prática pedagógica viva com crianças bem pequenas

    Camile Viana, Mara Vanessa Fonseca Dutra, Nanci Helena Rebouças Franco
    235-259
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2031
  • Educação Infantil, docência e bebês: concepções e práticas em debate na formação da Educação Superior

    Nazareth Salutto
    261-274
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2020

Artigos

  • Trajetórias e memórias: narrativa de uma mulher negra quilombola perpassada por uma cantiga de roda

    Lúcia Jacinta da Silva Backes, Magna Lima Magalhães
    275-293
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.1991
  • Capoeira e ensino de arte: narrativas e experiências para a Educação das Relações Étnico-Raciais na escola

    Luis Alberto Souza, Norma Silvia Trindade de Lima
    295-316
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.1935
Ver Todas as Edições