Formação de professores das disciplinas específicas da educação básica: panorama das pesquisas sobre licenciaturas no Brasil pós-LDB

  • Graziela Giusti Pachane Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Rodrigo Peres Lopes Domiciano Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Resumo

Busca-se conhecer as tendências das pesquisas sobre formação de professores para lecionar as disciplinasespecíficas da educação básica. Trata-se de uma pesquisa de estado-da-arte, cujos resultadosapontam que o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) é um dos principais fórunsde divulgação de trabalhos sobre a formação nas licenciaturas. Demonstram, também, ampliação daquantidade de teses e sobre a temática no período em análise. Entre as temáticas, destacam-se estudossobre estágios e currículo, focando, sobremaneira, as licenciaturas de modo geral, sem se concentrar emum curso específico. Matemática, Educação Física e Ciências Biológicas sobressaem-se como as licenciaturasmais estudadas. As análises demonstram a necessidade de maior visibilidade e legitimidade àspesquisas sobre a temática, bem como de maior estreitamento de relações entre a área da educação eas áreas específicas de formação dos licenciandos.

Biografia do Autor

Graziela Giusti Pachane, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Rodrigo Peres Lopes Domiciano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Graduando em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Referências

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Publicado
2013-05-31
Seção
Artigos