A escrita nas aulas de matemática revelando crenças e produção de significados pelos alunos

  • Kelly C. Betereli A. Barbosa Rede Pública em Itatiba/SP
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco/USF
  • Paulo César da Penha Rede Pública em Itatiba/SP

Resumo

O presente artigo refere-se a um recorte de uma pesquisa realizada com alunos de 6a e 8a séries do ensino fundamental que teve como foco a escrita nas aulas de matemática. Discutir as relações entre os processos de escrita e a produção de significados matemáticos vem-se constituindo numa profícua prática em educação matemática. Dentre a diversidade de textos que podem ser utilizados em sala de aula, trazemos para a análise duas modalidades: o texto de abertura, o qual possibilitou identificar as crenças dos alunos em relação à matemática e o seu ensino; e a escritura de cartas, que permitiram analisar as lacunas conceituais dos alunos e a forma como elas podem ser superadas com a adequada intervenção do professor.

Biografia do Autor

Kelly C. Betereli A. Barbosa, Rede Pública em Itatiba/SP
Graduada em Matemática pela Universidade S. ­Francisco. Pesquisadora de Iniciação Científica. Professora de Matemática da rede pública em Itatiba/SP.
Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco/USF
Dra. em Educação pela UNICAMP. Docente do PPGSSE em Educação – Universidade São Francisco/USF.
Paulo César da Penha, Rede Pública em Itatiba/SP
Mestre em Educação pela Universidade S. Francisco.  Professor de Matemática da rede municipal de Itatiba.

Referências

ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREITAS, Maria Teresa Menezes de. A escrita no processo de formação contínua do professor de matemática. 2006. 277p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) – ­Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2006.

GÓMEZ-GRANNEL, Carmen. A aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (Org.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 2002. p. 257-95.

OLIVEIRA, Roberto Alves. Leitura e escrita nas aulas de Matemática do Ensino Médio. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - UNICSUL, São Paulo, 2007.

POWELL, Arthur; BAIRRAL, Marcelo. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas/SP: Papirus, 2006.

SANTOS, Vinicio de Macedo. Linguagens e comunicação na aula de matemática. In: NACARATO, Adair M.; LOPES, Celi A. E. (Org.). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 117-25.

SANTOS, Sandra A. Exploração da linguagem escrita nas aulas de matemática. In: NACARATO, Adair M.; LOPES, Celi A. E. (Org.). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 127-41.

Publicado
2013-06-07
Seção
Dossiê