Tecnologia educacional e suas implicações no contexto de ensino e de aprendizagem

Autores

  • Maria Cristina Lima Paniago Lopes UCDB

Resumo

Este trabalho faz parte das pesquisas desenvolvidas em um grupo de estudos e pesquisa sobre tecnologia educacional e educação a distância e tem como objetivo discutir algumas implicações da inserção da tecnologia educacional no contexto de ensino e de aprendizagem. No primeiro momento, apresentamos alguns posicionamentos frente ao uso das tecnologias no contexto educacional. Em seguida, discutimos a questão da interatividade como fator importante nesta proposta de inserção da tecnologia educacional na prática docente. Após, pontuamos a necessidade de acrescentar a este contexto a reflexão e o espírito crítico, no sentido de incorporar a tecnologia, mais especificamente o computador, na educação sem ceticismo, indiferença ou otimismo, como instrumento pedagógico e também como objeto de estudo. Por fim, apresentamos reflexões sobre a apropriação do computador sob a perspectiva de inclusão digital e com possibilidades de novas posturas educacionais que contemplem um processo de ensino-aprendizagem aberto às diferenças individuais e coletivas.

Biografia do Autor

Maria Cristina Lima Paniago Lopes, UCDB

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação– Mestrado e Doutorado – da Universidade Católica Dom Bosco; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED).

Referências

ARAÚJO, M. M. S. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 515-29, 2007. Número Especial.

BEHRENS, M. A. Formação continuada e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.

______. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M. et al. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

BLIKSTEIN, P.; ZUFFO, M. K. As sereias do ensino eletrônico. In: SILVA, M. Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.

CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? In: ENDIPE, 9., 1998. Anais II... Águas de Lindóia, SP, 1998. v. 1/1, p. 199-216.

FISCHER, R. M. B. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 290-99, 2007.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

KEMMIS, S. Critical reflection. In: WIDEEN, M. F.; ANDREWS, I. (Eds.). Staff development for school improvement. New York, NY: The Elmer Press, 1987.

KERCKHOVE, D. O senso comum antigo e novo. In: PARENTE, A. (Org.). Imagem-máquina. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LANKSHEAR, C. et al. Teachers and Technoliteracy: managing literacy, technology and learning in schools. Australia: Alen & Unwin, 2000.

LIGUORI, L. M. As novas tecnologias da infor mação e da comunicação no campo dos velhos problemas e desafios educacionais. In: LITWIN, E. (Org.). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e media ção pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

NOVA, C.; ALVES, L. Estação online: a “ciberescrita”, as imagens e a EAD. In: SILVA, M. Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PLAZA, J. As imagens de terceira dimensão tecno-poéticas. In: PARENTE, A. (Org.). Imagemmáquina. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 2000.

SANTOS, E. O. Articulação de saberes na EAD online. Por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, M. (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.

SILVA, M. O que é interatividade. Boletim Técnico do SENAC, v. 24, n. 2, maio/ago. 1998. Disponível em: <http://www.senac.br/informativo/BTS/242/boltec242d.htm>. Acesso em: 12 out. 2004.

______. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.

SILVA FILHO, A. M. Os três pilares da inclusão digital. Revista Espaço Acadêmico, ano III, n. 24, maio 2003. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/024/24amsf.htm>. Acesso em: 30 jun. 2011.

SUANNO, M. V. R. Novas tecnologias de informação e comunicação: reflexões a partir da teoria Vygotskyana, 2003. Disponível em: <http://www.abed.org.br/seminario2003/texto16.doc>. Acesso em: 10 out. 2004.

VALENTE, J. A. Por quê o computador na educação? In: _____ (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993. Disponível em: <http://www.nied.unicamp.br/publicacoes/separatas/Sep2.pdf>. Acesso em: 15 out. 2004.

VEIGA, I. P. A. Professor: tecnólogo do ensino ou agente social? In: VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Orgs.). Formação de professores. Políticas e debates. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

Downloads

Publicado

2013-06-04

Como Citar

Lopes, M. C. L. P. (2013). Tecnologia educacional e suas implicações no contexto de ensino e de aprendizagem. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/142

Edição

Seção

Artigos