Abordagens da metodologia de resolução de problemas: valores da matemática que as permeiam

Autores

  • Maria Ogrécia Drigo UNISO
  • Paulo dos Santos UNISO

Resumo

Busca-se relatar, de modo resumido, algumas abordagens da metodologia de resolução de problemas no ensino de matemática – metodologia proposta por Polya, modelagem matemática e formulação de problemas – e avaliar se, ao aplicá-las, se contemplam os valores utilitário, formativo, social, cultural e estético da matemática, especificados por D’Ambrósio (1993). Das análises emergiu a conjetura de que, independente das características dessa metodologia, os valores da matemática se apresentam com maior ou menor intensidade devido ao contexto construído pelo professor, a partir do texto do problema – quer ele seja, à primeira vista, matemático ou não. A relevância deste estudo está no fato de que ele indica a importância da busca de referenciais teóricos para o professor, no caso de matemática, principalmente para o (re)pensar na e sobre a sua prática nas salas de aula.

Biografia do Autor

Maria Ogrécia Drigo, UNISO

Profa. do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura e colaboradora do Programa de Mestrado em Educação da UNISO.

Paulo dos Santos, UNISO

Mestre em Educação pela UNISO.

Referências

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Publicado

2013-06-12

Como Citar

Drigo, M. O., & Santos, P. dos. (2013). Abordagens da metodologia de resolução de problemas: valores da matemática que as permeiam. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (23). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/266

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Seção

Artigos