Práticas culturais de contações de histórias e a literatura no contexto escolar: por uma educação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1880

Palavras-chave:

Descolonizarte., Literatura infanto-juvenil., Narrativas do vivido.

Resumo

Este artigo mostra fragmentos do processo de formação de uma professora negra. A articulação desse processo se deu, por um lado, pela materialização de uma pesquisa de mestrado acadêmico em Educação, que teve como objetivo geral compreender a potencialidade das abordagens interseccionais em práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I (2º e 3º anos), no contexto de um projeto do Núcleo de Ensino, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Na época, a primeira autora deste artigo, que foi bolsista do referido projeto, acompanhou o trabalho pedagógico de duas professoras no chão da escola, desenvolvendo parcerias pedagógicas. E, por outro lado, a materialização de práticas pedagógicas desenvolvidas no início da carreira docente. O presente estudo tem como objetivo problematizar as pautas antirracistas e o seu enfrentamento pelas práticas culturais de contações de histórias e literaturas. Destacamos a relevância de valorizar práticas pedagógicas atentas não apenas a olhar para o racismo estrutural, mas também para conscientização de reparações históricas, valorização de identidades e resgate de memórias afetuosas da beleza das vozes-crianças e negritude.

Biografia do Autor

Victoria Sara de Arruda, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro. Graduada em Pedagogia pela UNESP. Professora de educação básica 1 no Munícipio de Rio Claro.

Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade de Buenos Aires. Professora livre-docente do departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus Rio Claro.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Arruda, V. S. de, & Chaluh, L. N. (2024). Práticas culturais de contações de histórias e a literatura no contexto escolar: por uma educação antirracista. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(66), 127–159. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1880