Escolas, pandemia e conversação: notas sobre uma educação inútil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1484

Palavras-chave:

educação, gestos políticos, inutilidade

Resumo

O presente texto compartilha ideias e inquietações em torno da possibilidade de pensar a educação como comunidade e conversação, experiência de viver e pensar nas diferenças, potência para re-invenção de si, do outro e do mundo numa perspectiva ecológica, a partir de experiências investigativas vividas no Brasil e na Argentina. Tendo como disparadores narrativas docentes produzidas por professores de diferentes disciplinas e níveis de escolaridade em um contexto investigativo de conversa, reflete sobre modos e maneiras de pensar e plasmar o educativo, bem como algumas ideias quase já transparentes de tão usuais, as quais obliteram a potência transformativa da escola. Advogamos pela escuta como princípio educativo ao lado da inutilidade, aqui pensada como suspensão da aceleração e da necessidade de produção desenfreada. Como pano de fundo, o texto indaga o contexto de pandemia vivido e suas implicações para nossos processos educativos, sublinhando a necessidade de reaprendermos a pensar a escola desde a vida e o desejo que afloram e ganham corpo em seu interior, minusculamente, por meio de gestos políticos.

Biografia do Autor

Tiago Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines)

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Brasil, e do Programa Específico em Formação de Investigadores Narrativos/Doutorado em Educação da Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Cocoordenador do Grupo ArteGestoAção

Carlos Skliar, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso), Buenos Aires, Argentina.

Doutor em Ciências da Recuperação Humana. Professor da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso) −  Argentina. Pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet).

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Publicado

2020-09-11

Como Citar

Ribeiro, T., & Skliar, C. . (2020). Escolas, pandemia e conversação: notas sobre uma educação inútil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1484

Edição

Seção

Dossiê: As (novas) políticas curriculares para formação docente: paradoxos e pro