Tecnologia e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes?
Resumen
.
Citas
ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (Org.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.
APPLE, M. W. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, S. F.; SILVA, T. T. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994. p. 39-58.
BORGES, M. A. F. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais. 2009. 321 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
CAPPELLETTI, I.F. (Org.). Avaliação educacional: fundamentos e práticas. São Paulo: Articulação Universidade/Escola, 1999.
DEWEY, J. Lógica: teoría de la investigación. México: Fundo de Cultura, 1950.
DIAS, P. Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem. Educação, Formação e Tecnologia, v. 1 (1), abr. 2008.
DWYER, B. Preparing for the 21st Century: a Paradigma for our Times. Innovations in Education and Training International, 32 (3), p. 269-277, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. In: FREIRE, A. M. (Org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Unesp, 2001.
GALLO, S. A orquídea e a vespa: transversalidade e currículo rizomático. In: GONSALVES, E.; PEREIRA, M. Z.; CARVALHO, M. E. Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. São Paulo: Alínea, 2004.
GOODSON, I. O currículo em mudança. Estudos na construção social do currículo. Portugal: Porto Editora, 2001.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MIGEN. Intelligent support for mathematical generalisation. Disponível em: <http://www.lkl.ac.uk/cms/index.php?option=com_content&task=view&id=193&Itemid=91>. Acesso em: out. 2014.
MOREIRA, A. F.; ARROYO, M. G.; GONZÁLES, M.; BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. Indagações sobre o currículo. Currículo e desenvolvimento humano. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag1.pdf>. Acesso em: out. 2014.
PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 1996.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SACRISTAN, G. J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SILVA, B. D. As tecnologias de informação e comunicação nas reformas educativas em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, ano/v. 17, n. 2, 2001.
UNESCO. Information communication technology in education: a curriculum for schools and programms of teacher development. 2002. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001295/129538e.pdf>. Acesso em: out. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.