Ensino secundário ou educação secundária? Controvérsias e singularidades na escrita de sua história

Autores/as

  • Eurize Caldas Pessanha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Silvia Helena Andrade Brito Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumen

A historiografia sobre Ensino Secundário no Brasil apresenta como sinônimos, educação secundária, ensino secundário e ensino médio. Este artigo problematiza os distintos sentidos e a forma como se constituiu a categoria “ensino secundário”, desde sua organização de forma sistemática, primeira metade do século XIX, e a sua consolidação, no século XX. Identificam-se as distintas denominações do ensino secundário e as principais características a elas associadas, em cada momento histórico. Analisam-se as diferentes formas de designação encontradas, na legislação brasileira, de 1837 até 1971, e nos estudos e relatórios produzidos no âmbito do governo federal no período. Concluiu-se que a definição da identidade do ensino secundário abre questionamentos sobre o caráter de nível intermediário de escolarização, seu desdobramento em etapas e a equiparação com outras modalidades.

Biografía del autor/a

Eurize Caldas Pessanha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

ÁREA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Silvia Helena Andrade Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

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Publicado

2014-11-25

Cómo citar

Pessanha, E. C., & Brito, S. H. A. (2014). Ensino secundário ou educação secundária? Controvérsias e singularidades na escrita de sua história. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (38), p. 237–250. Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/750

Número

Sección

Artigos