A escolha e o uso do livro didático pelos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática: as pesquisas que abordam essa temática
Resumen
Este estudo refere-se a uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil a respeito da seleção e do uso do livro didático (LD) pelos professores das áreas de Ciências Naturais (Ciências, Biologia, Física e Química) e Matemática. Foram analisadas teses e dissertações cadastradas na base de dados da CAPES (www.capes.gov.br). Verificou-se a escassez de trabalhos sobre o tema. As pesquisas priorizam os professores das escolas públicas como sujeitos de seus estudos. A escolha do LD, de modo geral, ocorre de forma solitária, aligeirada, sem consulta ao Guia do PNLD e, às vezes, sofre interferência dos órgãos gestores. O livro escolhido é aquele mais afinado com as orientações curriculares das Secretarias de Educação e que contém textos claros e simples, além de boas ilustrações e exercícios. O LD apoia o professor principalmente na gestão do tempo das aulas e na sequência e aprofundamento dos conteúdos.
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