Ensino Superior e internacionalização: atores e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1367

Palavras-chave:

ternacionalização, Ensino Superior, atores

Resumo

O artigo discute a internacionalização do Ensino Superior a partir dos atores que atuam no campo das políticas educacionais. O problema investigativo caracteriza-se pela pergunta: quais os sentidos da internacionalização a partir de seus atores? O objetivo é apresentar como a internacionalização é tratada pelos atores que participam da arena de debate das políticas educacionais. A pesquisa é exploratória, com coleta de dados documental. O sentido de internacionalização nos documentos evidencia uma forte tendência de valorização de políticas que garantam o desenvolvimento econômico, em desfavor de políticas de internacionalização que valorizem a diplomacia e as redes solidárias de conhecimento. Para tanto, pode-se inferir que as políticas de internacionalização apresentam várias facetas e intencionalidades oriundas dos atores envolvidos no campo universitário. 

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Pós-doutor (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMex). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Filosofia do Conhecimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, Políticas Educacionais e Expansão da Educação Superior: Perspectivas e Desafios (em andamento desde março de 2012). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) da UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF, e ao GIEPES ligado à Unicamp.

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela UPF. Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de Filosofia e Sociologia. Desenvolve atividades de extensão universitária com enfoque na formação de professores das redes pública e privada de ensino. Na pesquisa, desenvolve estudos na área da educação e comunicação. Atualmente, é líder do grupo de pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade. Membro e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES) da UPF. Participa da Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (RIEPPES − Unoesc/Unicamp) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul (GEPPES SUL), ambos sediados na PPGEd da Unoesc.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

Fávero, A. A., & Trevisol, M. G. (2020). Ensino Superior e internacionalização: atores e desafios. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 25(53), 35–60. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1367

Edição

Seção

Dossiê