Juventude, gadgets e educação: reflexões contemporâneas
Abstract
A proposição que orienta as reflexões deste trabalho é a de que existem valores sociais centrais na contemporaneidade – influenciados pelo imaginário de ser jovem – que são facilitados com uso de novas tecnologias voltadas para a comunicação. Para além de seu caráter utilitário implícito na troca de informações, esses objetos – os gadgets, propiciam outro, o simbólico, que permeia as ideias de conectividade e de socialidade. Entretanto, no mundo universitário e acadêmico, adepto, geralmente, do processo conservador e positivista que tem na hierarquia o seu pilar maior de sustentação, as palavras Juventude, Gadget e Educação são gerúndios: estão sempre iniciando, crescendo, aprendendo, concluindo, escolhendo, esperando, entre outros. Nada parece habitar o presente, seus tempos são o futuro.
Palavras-chave: Contemporâneo. Educação. Juventude.
References
ARIÈS, P. História social da criança e da família. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BOURDIEU, P. A juventude é apenas uma palavra. In: BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
CATANI, A. M.; GILIOLI, R. Culturas juvenis: múltiplos olhares. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
FERREIRA, G. M.; MAGALHÃES, D. R. Juventude e comunicação: pluralidade e diversidade social. In: BARBOSA, H.; MORAIS, O. J. (Org.). Comunicação, cultura e juventude. 1. ed. São Paulo: Intercom, 2010.
FREIRE, J. Há nascido el edupunk? Las origines. 2008. Disponível em: <http://www.soitu.es/soitu/2008/07/07/pieldigital. Acesso em: 10 set. 2010.
GOBBI, M. C. Nativos digitais: interfaces com a cultura midiática. In: BARBOSA, M.; MORAIS, O. J. (Org.). Comunicação, cultura e juventude. 1. ed. São Paulo: Intercom, 2010.
KUKLINSKI, P. H. Planeta web 2.0. Inteligencia colectiva o medius fast food. 1. ed. Grup d’Interations Digitals. Barcelona/México DF: Flacso, 2007.
MARGULIS, M. Juventud, uma aproximacion conceptual. In: BURAK, S. D. (Org.). Adolescencia y juventud em America Latina. 1. ed. Cartago: Libro Universitário Regional, 2001.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. 3. ed. Rio de Janeiro: Cultrix, 2007.
MOI, I. Bem-estar é o novo luxo, afirma filósofo francês Gilles Lipovetsky. 2010. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/805866-bem-estar-e-o-novo-luxo-afirma-filosofo-frances-gilles-lipovetsky.shtml >. Acesso em: 10 out. 2010.
MORIN, E. Cultura de massas do século XX: o espírito do tempo II: neurose. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
PAIS, J. M. Culturas juvenis. 1. ed. Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993.
ROCHA, E.; PEREIRA, C. Juventude e consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2009.
______. Sociabilidade e novas tecnologias: os significados do consumo entre os jovens. In: BARBOSA, M.; MORAIS, O. J. (Org.). Comunicação, cultura e juventude. 1. ed. São Paulo: Intercom, 2010.
ROCHA, M. C. Juventude: apostando no presente. Imaginário, São Paulo, v. 12, n. 12, p. 205-233, jun. 2006.
SAVAGE, J. A criação da juventude: como o conceito de Teenage revolucionou o século XX. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
SILVA, P. Edupunk, Geeks, Net Generation, Diy. Universidade e universitário no pós-digitalismo. In: SOARES, E. M. S.; PETARNELLA, L. (Org.). Cotidiano escolar e tecnologias. 1. ed. Campinas, SP: Alínea, 2012.
VALLEJO, M. Universitat Pirata de Barcelona. El objetivo: Criar ferramentas teóricas nuevas. 27 junio, 2008. Disponível em: <http:red-latina-sin-fronteras,universitat-pirata-barcelona>. Acesso em: 25 set. 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.