Programa de Formação Continuada de professores universitários–PFC/UFV

Autores

  • Renata de Almeida Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.895

Palavras-chave:

Programa de Formação Continuada, Pedagogia Universitária, Educação Superior.

Resumo

Em um contexto de rápidas transformações no campo da educação superior, novos desafios são apresentados ao ensino universitário. Em atenção a tais desafios, pesquisas e ações voltadas para o desenvolvimento profissional docente tornam-se crescentes. Nesta oportunidade, apresenta-se o Programa de Formação Continuada (PFC) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um estudo documental que é recorte de uma pesquisa mais ampla acerca de políticas voltadas para o desenvolvimento do profissional da docência instituídas por universidades federais mineiras. Dentre outras constatações, destaca-se no estudo que a institucionalização do PFC constitui-se um passo importante em direção à valorização do ensino na UFV, bem como concorre para o fortalecimento de competências pedagógicas, que historicamente têm sido deixadas em segundo plano no contexto da educação superior. O estudo conclui que a UFV está sintonizada com as novas responsabilidades que emergem atualmente para o ensino universitário, ao oferecer programa de formação pedagógica continuada aos seus docentes.

Biografia do Autor

Renata de Almeida Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais.

Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação emEducaçao da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2017-11-06

Como Citar

Vieira, R. de A. (2017). Programa de Formação Continuada de professores universitários–PFC/UFV. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(46), 37–49. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.895

Edição

Seção

Artigos