Programa de Formação Continuada de professores universitários–PFC/UFV
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.895Palavras-chave:
Programa de Formação Continuada, Pedagogia Universitária, Educação Superior.Resumo
Em um contexto de rápidas transformações no campo da educação superior, novos desafios são apresentados ao ensino universitário. Em atenção a tais desafios, pesquisas e ações voltadas para o desenvolvimento profissional docente tornam-se crescentes. Nesta oportunidade, apresenta-se o Programa de Formação Continuada (PFC) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um estudo documental que é recorte de uma pesquisa mais ampla acerca de políticas voltadas para o desenvolvimento do profissional da docência instituídas por universidades federais mineiras. Dentre outras constatações, destaca-se no estudo que a institucionalização do PFC constitui-se um passo importante em direção à valorização do ensino na UFV, bem como concorre para o fortalecimento de competências pedagógicas, que historicamente têm sido deixadas em segundo plano no contexto da educação superior. O estudo conclui que a UFV está sintonizada com as novas responsabilidades que emergem atualmente para o ensino universitário, ao oferecer programa de formação pedagógica continuada aos seus docentes.Referências
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