Administração escolar: uma perspectiva crítica para a atualidade
Resumo
Este artigo tem como foco a administração educacional vista através de um olhar crítico. Apresenta ediscute diferentes abordagens teóricas destacando suas implicações para a prática da administraçãoeducacional. Apresenta as abordagens derivadas das ciências sociais e da teoria geral da administração,destacando suas limitações enquanto abordagens elaboradas de fora da área da educação e da realidadeescolar. Neste artigo são questionados resultados práticos dessas abordagens. Em contraposição, busca-seapresentar e discutir uma abordagem de base fenomenológica, que parte das experiências vividas dosatores da vida escolar; a escola é ponto de partida. Essa abordagem é apresentada como possível deresultados inovadores para a administração escolar pelo fato de partir do conhecimento detalhado daescola e seus componentes fundamentais.
Referências
FERNANDES, Florestan. Ensaios de sociologia geral e aplicada. São Paulo: Pioneira, 1960.
HUTMACHER, Wallo. A escola em todos os seus estados: das políticas de sistemas às estratégias de estabelecimento. In: NÓVOA, António (Org.). As organizações escolares e análise. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
MAXIMIANO, Antônio Cesar. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1990.
MENDONÇA, Erasto. A gestão democrática nos sistemas de ensino brasileiros: a intenção e o gesto. [s.d.]. Disponível em: <http://302284.vilabol.uol.com.br/edubrasileira.htm>. Acesso em: 10 abr. 2012.
SANDER, Benno. Consenso e conflito: perspectivas analíticas na pedagogia e na administração da educação. São Paulo: Pioneira, 1984.
VANDENBERG, Donald. Hermeneutical phenomenology in the study of educational administration. The Journal of Education Administration, v. XX, n. 1, winter 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.