Cotidiano escolar e formação de competência leitora
Resumo
O objetivo deste texto é pensar a formação de leitores e ouvintes, especialmente por meio de experiências infantis advindas do espaço formal, escolar, colhidas de uma prática docente no Ensino Fundamental, na sua articulação com a literatura, a linguagem narrativa e a prática de leitura. Contribui para pensar outras possibilidades de falar/escrever, ensinar e aprender na escola, considerando que os diferentes textos e contextos, valorizam outros espaços-tempos e outras práticas. Propomo-nos a refletir a respeito da oralidade e da leitura para observar a influência na produção da escrita abordando princípios que regem a organização e produção de discursos e a relação que se dá entre o/a leitor/a e os coadjuvantes deste processo.
Palavras-chave: Prática docente. Escrita. Leitura.
Referências
BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1996.
BENJAMIN, W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BORGES, J. L. A Biblioteca de Babel. In: ______. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, p. 69-79, 2007.
ESTÈS, C. P. Mulheres que correm com os lobos - Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
GAARDER, J. Ei, tem alguém aí? São Paulo: Cia das Letrinhas, 1997.
HOMERO. Odisseia. Tradução de Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1997.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas, SP: Papirus, 1999.
LARROSA, J. Pedagogia profana - danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo V. Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
ROLNIK, Suely. Geopolítica da cafetinagem. In: SCHÜLER, Fernando; AXT, Gunter (Org.). Brasil contemporâneo. Crônicas de um país incógnito. Porto Alegre: Artes e ofícios, 2006. Disponível em: <http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Geopolitica.pdf>. Acesso em: maio 2015.
ROMAGUERA, A. R. T. Oralidade, leitura e escrita: uma experiência a partir do trabalho por projetos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação.) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Faculdade de Educação. Campinas, SP.
SARTRE, J. P. As palavras. Tradução de J. Guinsburg. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 30-36.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.