Cotidiano escolar e formação de competência leitora

Autores

  • Alda Regina Tognini Romaguera Universidade de Sorocaba

Resumo

O objetivo deste texto é pensar a formação de leitores e ouvintes, especialmente por meio de experiências infantis advindas do espaço formal, escolar, colhidas de uma prática docente no Ensino Fundamental, na sua articulação com a literatura, a linguagem narrativa e a prática de leitura. Contribui para pensar outras possibilidades de falar/escrever, ensinar e aprender na escola, considerando que os diferentes textos e contextos, valorizam outros espaços-tempos e outras práticas. Propomo-nos a refletir a respeito da oralidade e da leitura para observar a influência na produção da escrita abordando princípios que regem a organização e produção de discursos e a relação que se dá entre o/a leitor/a e os coadjuvantes deste processo.

Palavras-chave: Prática docente. Escrita. Leitura.

 

Biografia do Autor

Alda Regina Tognini Romaguera, Universidade de Sorocaba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP.

Referências

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Publicado

2015-06-26

Como Citar

Romaguera, A. R. T. (2015). Cotidiano escolar e formação de competência leitora. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 103–116. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/822

Edição

Seção

Artigos