Contextos de apropriação tecnológica e pedagógica do laptop na prática de professores em formação no Projeto UCA

  • Maria Cristina L. Paniago Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Kátia Godoi Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Resumo

O presente artigo visa analisar dois contextos de apropriação tecnológica e pedagógica do uso do laptop na prática de professores em formação no Projeto Um Computador por Aluno (UCA). No primeiro contexto, buscamos entender as relações estabelecidas entre professores e o uso do laptop no processo de ensino e aprendizagem e, no segundo contexto, compreender as escolhas que os professores fazem sobre os materiais didáticos digitais. Os dois contextos referem-se a uma escola pública estadual localizada no município de Terenos no Estado de Mato Grosso do Sul e a uma escola pública municipal localizada no município Campo Limpo Paulista, aproximadamente 60 km da capital do Estado de São Paulo. Esta pesquisa não teve a intenção de comparar os dois contextos, mas evidenciar possíveis aproximações e/ou distanciamentos da prática de professores com o uso do laptop. Os resultados mostram um movimento dos professores nessa apropriação tecnológica e pedagógica, mostrando disposição, interesse e vontade no enfrentamento dos desafios do Projeto UCA.

Palavras-chave: Apropriação tecnológica e pedagógica do laptop. Prática de Professores em formação. Projeto UCA.

Biografia do Autor

Maria Cristina L. Paniago, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Católica Dom Bosco. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED).
Kátia Godoi, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED).

Referências

ALMEIDA, M. E. B. A formação de recursos humanos em informática educativa propicia a mudança de postura do professor? In: VALENTE, J. A. (Ed.). O professor no ambiente Logo: formação e atuação. Campinas: NIED/UNICAMP, 1996.

______. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. 2. ed. São Paulo: Proem, 2005.

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1982.

BRASIL. UCA: Projeto Um Computador por Aluno. Formação Brasil. Projeto, planejamento das ações e cursos. Brasília: MEC/SEED, 2009.

GODOI, K. Avaliação de material didático digital na formação continuada de professores do ensino fundamental: uma pesquisa baseada em design. 2013. 240 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

HOUAISS. A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

IMBERNÓN. F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias na educação presencial e a distância. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista - UNESP, 2003. p. 91-108.

LOPES, Maria Cristina Paniago. Formação tecnológica de professores e
multiplicadores em ambiente digital
. 2005. 160 f. Tese (Doutorado em
Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) – Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

PRADO, M. E. B. B. Educação a distância e formação do professor: redimensionando concepções de aprendizagem. 2003. 279 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

RAMOS, J. L.; TEODORO, V. D.; MAIO, V. M.; CARVALHO, J. M.; FERREIRA, F. M. Sistema de avaliação, certificação e apoio à utilização de software para a educação e formação. Cadernos SACAUSEF, Portugal, n. 1, p. 21-44, 2004. Disponível em: <http://www.crie.minedu.pt/files/@crie/1186584566_Cadernos_SACAUSEF_22_45.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2012.

______. Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF, Portugal, n. 7, p. 11-35, 2011. Disponível em: <http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1330429397_Sacausef7_11_35_RED_reflexoes_pratica.pdf> Acesso em: 29 abr. 2013.

SILVA, F. S. Comunidades de prática online: contribuições à formação de professores no Brasil e em Portugal. 2013. 233 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 1993.

______. Análise dos diferentes tipos de software usados na educação. In: ______. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 1999.

ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Publicado
2014-11-26
Seção
Artigos