Tecnocracia e educação: a utopia político-social saintsimoniana
Resumo
O objetivo do presente estudo é o de identificar a fundamentação tecnocrática contida na obra de Saint Simon para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como apontar a utilidade instrumental do campo educacional para a adequação dos sujeitos aos padrões definidos e/ou convencionados pela sociedade. Para tanto, optamos por empreender uma pesquisa de cunho bibliográfico, na razão em que acreditamos que os livros e as obras de referência constituem fonte perene da qual é possível retirar as evidências de que precisamos para sustentar teoricamente as nossas declarações e argumentações. No seio da utopia saintsimoniana, concluímos que a sociedade tecnocrática pode ser apreendida pela primazia da eficiência técnica produtiva, pela utilização e aplicação racional dos recursos materiais e intelectuais, pela valorização das atividades inerentes ao exercício da autoridade profissional na perspectiva de garantir o bem-estar individual e coletivo de toda a sociedade.
Palavras-chave: Tecnocracia. Educação. Saint Simon.
Referências
ANSART, Pierre. Saint Simon. Paris: Presses Universitaires de France, 1969.
GURVITCH, Georges. Los fundadores franceses de la sociologia contemporánea: Saint Simon y Proudhon. Buenos Aires: Ediciones Galatea, 1958.
HOBSBAWM, Eric John. A era das revoluções (1789-1848). 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
MARTINS, Carlos Estevam. A tecnocracia na história. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1975.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: DIFEL, 1982. (livro 1, v. 2).
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. Rio de Janeiro: Polar, 1961. v. 2.
SAINT SIMON, Henri Comte de. Cartas de un habitante de Ginebra a sus contemporáneos (1802). Primeira Edição Cibernética, maio de 2004. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.antorcha.net/biblioteca_virtual/filosofia/saint_simon/saint_simon.html >. Acesso em: 1 fev. 2011.
SAINT SIMON, Henri Comte de. Catéchisme des industriels (1823). Paris: Libraire de la Societé des Gens de Lettre, 1875.
SAINT SIMON, Henri Comte de. De la réorganisation de la société européenne. Paris: DelaunayLibraire, 1814.
SAINT SIMON, Henri Comte de. Du système industriel. Paris: Antoine-Augustin Renouard, 1821a.
SAINT SIMON, Henri Comte de. Du système industriel: au roi, première adresse. Deuxième Partie. Paris: Marchands de Nouveautés, 1821b.
SAINT SIMON, Henri Comte de. L’industrie: discussions politiques, morales et philosophiques.Tome Premier. Paris: Bibliothèque Nationale de France/Salle de Lecture des Imprimés, 1817.
SAINT SIMON, Henri Comte de. La disputa entre las abejas y las avispas de la situación respectiva de los productores, de los consumidores y no productores (1819). In: IONESCU, Ghita. El pensamiento politico de Saint Simon. 2. ed. México: FCE, 2005.
SAINT SIMON, Henri Comte de. Nuovo cristianesimo. Milano: Universale Economica, 1949.
SAINT SIMON, Henri Comte de. Opinions littéraires, philosophiques et industrielles. Paris: Galerie de Bossange Père Libraire, 1825.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.