Estudos curriculares no Brasil: o (não) lugar dos ­conceitos de interculturalidade, multiculturalismo, hibridismo, raça, etnia e gênero

Autores

  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.775

Resumo

O artigo analisa o (não) lugar dos conceitos de hibridismo, interculturalidade, multiculturalismo, raça, etnia e gênero no campo do currículo, cuja centralidade ou não produz um conjunto de efeitos para esse campo. Para fazer a análise, foram lidos e examinados todos os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho Currículo (GT 12) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) no período 2008-2012, totalizando 69 trabalhos. A análise mostrou que os conceitos são utilizados mais como adjetivos para qualificar diferentes realidades do que como substantivos e que o seu significado é pouco explicitado nos trabalhos apresentados. Também foi observada pouca presença (não-centralidade) dos conceitos e temáticas de gênero e relações étnico-raciais, bem como de questões ligadas à interculturalidade e ao multiculturalismo no campo do currículo. Ainda que essa presença contribua para a ressignificação do campo do currículo, concluímos que ela seria maior se houvesse uma centralidade desses conceitos e uma preocupação maior em explicitá-los.

Palavras-chave: Estudos curriculares. ANPEd. GT Currículo.

Biografia do Autor

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS

Prof. Dr. no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Backes, J. L. (2014). Estudos curriculares no Brasil: o (não) lugar dos ­conceitos de interculturalidade, multiculturalismo, hibridismo, raça, etnia e gênero. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 155–164. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.775

Edição

Seção

Dossiê