A gestão democrática em espaços não formais de ensino
Resumo
Este texto buscou analisar a concepção de gestão democrática implícita nas ações educativas ofertadas por dois espaços não formais de ensino. O estudo foi realizado na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, FASE, mediante o enfoque do Curso Capacitação de Agentes Sociais e Conselheiros Municipais, e no Instituto Ayrton Senna, a partir da abordagem do Programa Gestão Nota 10. O referencial teórico utilizado no estudo enfatizou a dimensão política que os espaços não formais de ensino podem assumir (MÉSZAROS, 2005; GOHN, 2006; TRILLA, 2008) sem defender a diminuição do papel do Estado na oferta da educação pública. As reflexões de Paro (2010), Lück (2000) e Dourado (2001) respaldam a concepção de gestão democrática adotada no texto. Além dos autores mencionados, o estudo traz as contribuições de Charlot (2000) sobre a possibilidade de construção de uma nova relação com o saber na análise das ações educativas investigadas. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como instrumentos de coleta de dados: análise documental e entrevistas com os coordenadores pedagógicos das duas Organizações do Terceiro Setor. Os resultados encontrados na pesquisa indicaram que, nas ONGs estudadas, as diferenças sobre a dimensão política da gestão educacional são acentuadas.
Palavras-chave
Gestão democrática. Espaços não formais de ensino. ONGs.
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