A poética do espaço Kaiowá
Resumo
Baseado na obra “A poética do espaço”, de Gaston Bachelard (1984), este trabalho procura projetar como seria a poética do espaço de uma morada Kaiowá, especialmente da casa grande, chamada ogajekutu, do cacique Paulito Aquino, inserida na aldeia Panambizinho, no município de Dourados, Mato Grosso do Sul.
Descrevo a história, a situação desta comunidade e o seu pensamento mítico-religioso, com ênfase na poética kaiowá/guarani, expressão de sua palavra-alma, vivenciada através do canto-dança-reza. A extraordinária espiritualidade dos Kaiowá do Panambizinho com certeza facilitou este devaneio poético sobre o espaço kaiowá, ensaiado a partir dos itens abordados por Bachelard: morada, casa, cabana, castelo/palácio, concha, baú, caminhos, luz/som, cantos, objetos, móveis, gavetas, chave, portas, sótão, porão, teto, imensidão, vasto, palavra, solidão, intimidade, ordem, caminho, espaço, tempo.
Referências
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. (trad. Antonio de Pádua Danesi). Sao Paulo: Martins Fontes, 1989.
______. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. 2ª edição. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
BRAND, Antonio. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: Os difíceis caminhos da palavra. Porto Alegre: PUC/RS, 1997.
CHAMORRO, Graciela. A Espiritualidade Guarani: Uma Teologia Ameríndia da Palavra. São Leopoldo: Sinodal, 1998.
______ . Kurusu Ñe’ëngatu, paralabras que la historia no podria olvidar. Asunción: CEADUC/ IEPG/COMIN, 1995.
MELIÁ, Bartomeu. La experiencia religiosa de los Guarani. In: MARZAL, Manuel (coord.). Lima: Fondo Editorial de la PUCP, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.