A poética do espaço Kaiowá

Autores

  • Veronice Rossato

Resumo

Baseado na obra “A poética do espaço”, de Gaston Bachelard (1984), este trabalho procura projetar como seria a poética do espaço de uma morada Kaiowá, especialmente da casa grande, chamada ogajekutu, do cacique Paulito Aquino, inserida na aldeia Panambizinho, no município de Dourados, Mato Grosso do Sul.

Descrevo a história, a situação desta comunidade e o seu pensamento mítico-religioso, com ênfase na poética kaiowá/guarani, expressão de sua palavra-alma, vivenciada através do canto-dança-reza. A extraordinária espiritualidade dos Kaiowá do Panambizinho com certeza facilitou este devaneio poético sobre o espaço kaiowá, ensaiado a partir dos itens abordados por Bachelard: morada, casa, cabana, castelo/palácio, concha, baú, caminhos, luz/som, cantos, objetos, móveis, gavetas, chave, portas, sótão, porão, teto, imensidão, vasto, palavra, solidão, intimidade, ordem, caminho, espaço, tempo.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. (trad. Antonio de Pádua Danesi). Sao Paulo: Martins Fontes, 1989.

______. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. 2ª edição. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

BRAND, Antonio. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: Os difíceis caminhos da palavra. Porto Alegre: PUC/RS, 1997.

CHAMORRO, Graciela. A Espiritualidade Guarani: Uma Teologia Ameríndia da Palavra. São Leopoldo: Sinodal, 1998.

______ . Kurusu Ñe’ëngatu, paralabras que la historia no podria olvidar. Asunción: CEADUC/ IEPG/COMIN, 1995.

MELIÁ, Bartomeu. La experiencia religiosa de los Guarani. In: MARZAL, Manuel (coord.). Lima: Fondo Editorial de la PUCP, 1991.

Downloads

Publicado

2013-11-12

Como Citar

Rossato, V. (2013). A poética do espaço Kaiowá. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (13). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/566

Edição

Seção

Artigos