Apontamentos sobre a relação ontogenética entre trabalho e conhecimento
Resumo
Este artigo busca analisar a função ontológica do conhecimento científico sistematizado historicamentepelos homens, reafirmando que esse conhecimento tem sua gênese articulada com o trabalho, modelode toda a práxis social. Tentamos, nesse sentido, demonstrar que o conhecimento científico é fundamentalno processo de transformação da natureza para o atendimento das necessidades humanas,transformando, por conseguinte, o próprio homem. Em contraposição aos paradigmas dominantes nacontemporaneidade, que apelam à fragmentação, ao empobrecimento e ao imediatismo no plano doconhecimento, defendemos, à luz da ontologia marxiano/lukacsiana, que a apropriação do patrimôniocultural produzido historicamente torna os indivíduos enriquecidos e, assim, capazes de contribuir para a elevação do próprio gênero humano.
Referências
LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências
Humanas. São Paulo: Ciências Humanas, 1978.
______. Per uma Ontologia dell’Essere Sociale. Roma: Riuniti, 1981. v. 2.
______. Por uma ontologia do ser social. O trabalho. Tradução de Ivo Tonet. Mimeo.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1964.
______. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2006.
______. O Capital – crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. Livro 1.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
______. A ideologia alemã. São Paulo: Editora Hucitec, 1999.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.