O SINAES: ação comunicativa ou burocratização?
Resumo
Neste artigo, discuto a possibilidade do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) constituir-se de fato, como se propõe explicitamente, a ser um processo avaliatório com objetivo educativo, que faça parte de um processo de formação. Para tanto, analiso-o no quadro da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas.
Referências
BENEDETTI, Ieda M.M. O provão em questão: o passado presente e perspectivas para a avaliação universitária. Maringá: Dental Press, 2003.
CHAUÍ, Marilena. Público, privado, despotismo. In: NOVAES, A. (org). Ética. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
GHANEM JUNIOR, E. G. G. Educação Escolar e democracia no Brasil. São Paulo, 2000. 222p., Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
HABERMAS. J. O que significa socialismo hoje? Novos Estudos. Revista do CEBRAP. São Paulo, n.30, set, 1991.
MARBACK, Guilherme. Avaliação institucional como instrumento de gestão universitária. (Tese Doutorado). Marília, UNESP, 2001.
SINAES – Base para uma nova proposta de Avaliação do Ensino Superior (Mimeo), 2003.
TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo. São Paulo: Ática, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.