Carneiro Leão: a educação popular e a formação de professores

Autores

  • Josie Agatha Parrilha da Silva Universidade Estadual de Maringá.
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.495

Resumo

Carneiro Leão (1887-1966) ao defender uma educação popular no Brasil, diferente da educação livresca ofertada para uma minoria da população, propunha a organização nacional do ensino sob responsabilidade do Governo Federal. Para tanto, insistia na necessidade de reformar o ensino, e concebia que isto exigia uma reforma geral da escola normal, pois esta prepararia os futuros professores. Assim, este trabalho pretende analisar a proposta de Carneiro Leão para o curso normal, por meio de alguns de seus textos escritos e publicados conjuntamente no livro “Problemas de Educação” (1918). Para este autor, os cuidados com a formação do professorado tornavam-se fundamentais, o curso normal deveria “ensinar a ensinar” crianças, para tanto, deveria incluir em seu programa a psicologia aplicada à educação, bem como estágios e atividades práticas.

Biografia do Autor

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Maringá.

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de
Maringá.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Filosofia e História da Educação pela
Universidade Estadual de Campinas. Professora do Mestrado
em Educação da Universidade Estadual de Maringá
e atual coordenadora do GT – Maringá do Grupo de Pesquisas
“História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR).

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Publicado

2013-11-04

Como Citar

Silva, J. A. P. da, & Machado, M. C. G. (2013). Carneiro Leão: a educação popular e a formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (17). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.495

Edição

Seção

Artigos