Da especificidade da gestão escolar à gestão democrática da escola – uma tomada dialética a partir dos limites atuais

Autores

  • Fernando José Martins Universidade do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.493

Resumo

O presente artigo é construído a partir dos limites encontrados no campo da administração da educação, uma vez que esta se apresenta, na maioria dos casos, como um apêndice da administração em geral. No decorrer do texto, são indicados elementos que denotam como premissa que a gestão da escola está submetida ainda, mesmo na contemporaneidade, à ótica racionalista da administração em geral sob o capital. A partir dessas indicações, o texto aproxima a gestão democrática da escola às especificidades do fenômeno educacional, e a coloca como alternativa frente à prática imperante de gestão escolar. A proposta de gestão democrática, fundamentada em categorias como autonomia/autogestão, coletividade e participação é apresentada tanto como atividade-meio, quanto integrante e condicionante de atividades-fim.

Biografia do Autor

Fernando José Martins, Universidade do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu.

Mestrando em Educação pela UFPR. Professor do Curso de
Pedagogia da Unioeste – Universidade do Oeste do Paraná,
Campus de Foz do Iguaçu.

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Publicado

2013-11-04

Como Citar

Martins, F. J. (2013). Da especificidade da gestão escolar à gestão democrática da escola – uma tomada dialética a partir dos limites atuais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (17). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.493

Edição

Seção

Artigos