O trânsito e o transporte na cidade: caminhos propostos pelas crianças para uma maior mobilidade em Maringá, PR

Autores

  • Verônica Regina Muller Universidade Estadual de Maringá/PR
  • Fabiana Moura Arruda

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as opinições e propostas das crianças para o transporte, trânsito e mobilidade urbana no município de Maringá, PR. Os resultados mostram que estão insatisfeitas com a falta de segurança, de respeito dos motoristas com a sinalização e com as regras do trânsito, bem como com as poucas oportunidades que têm de se deslocarem pela cidade. Suas sugestões indicam-nos que querem transitar com mais freqência pelos espaços. Concluímos que é fundamental que o município ofereça às crianças possibilidades para que vivenciem suas experiências lúdicas, culturais e políticas em seus espaços, exercitando a sua autonomia, liberdade e participação. Mobilidade urbana é uma ação política que deve ser promovida pelo poder público para a efetivação da participação infantil no território urbano.

Referências

ALDERSON, Priscilla. Crianças como investigadoras: os efeitos dos direitos de participação na metodologia de investigação. In: CHRISTENSEN, Pia; JAMES, Allison (Orgs.). Investigação com crianças: perspectivas e práticas. Tradução de Mário Cruz. Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, 2005. p. 261-280.

ARRUDA, Fabiana Moura. A cidade pensada pelas crianças: conceitos e ações políticas para a consolidação da participação infantil. 2011. 244f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1979.

BASTOS, Yara G. L. et al. Características dos acidentes de trânsito e das vítimas atendidas em serviço pré-hospitalar em cidade do Sul do Brasil, 1997/2000. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 815-822, maio/jun. 2005.

BORBA, Angela. M. Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar. 2005. 279f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

______. Estatuto da criança e do adolescente. Lei Federal n. 8.069, de 13 de junho de 1990.

______. Projeto de Lei – PL 1687/2007. Institui as diretrizes de política de mobilidade urbana e dá outras providências. Brasília, 2007.

CASTRO, Lucia R. de. A aventura urbana: crianças e jovens no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004.

CASTRO, Lucia R. de. et al. Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 181-191, 2008.

CHRISTENSEN, Pia; JAMES, Allison. Introdução: pesquisando as crianças e a infância: culturas de comunicação. In: CHRISTENSEN, Pia; JAMES, Allison (Orgs.). Investigação com crianças: perspectivas e práticas. Tradução de Mário Cruz. Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, 2005, p. XIII-XX.

COSTA, Nuno M. S. Marques. Mobilidade e transporte em áreas urbanas: o caso da área metropolitana de Lisboa. 2007. 607f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007.

CYMBALISTA, Renato. Um olhar além das fronteiras. In: URBS. Mobilidade urbana. São Paulo: Viva o Centro, 2008. p. 30-32.

DYCKMAN, John W. O transporte urbano. In: DAVIS, Kingsley et al. (Orgs.). Cidades: a urbanização da humanidade. Tradução de José Reznik. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. p. 145-168.

FARIA, Eloir de Oliveira; BRAGA, Marilita G. de Camargo. Propostas para minimizar os riscos de acidentes de trânsito envolvendo crianças e adolescentes. Ciência & Saúde letiva, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 95-107, 1999.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA – UNICEF. Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989.

GRANADOS, José A. Tapia. La reducción del tráfico de automóviles: una política urgente de promoción de la salud. Revista Panam. Salud Publica, Panamá, v. 3, n. 3, p. 137-151, 1998. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/rpsp/v3n3/3n3a1.pdf>. Acesso em: 11 maio 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Contagem da População. 2010.

MACEDO, Roberto S. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000.

MAGER, Miryam et al. Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados. Maringá: EDUEM, 2011.

MAGNANI, José G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002.

______. A Antropologia Urbana e os desafios da metrópole. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 81-95, 2003.

MALHO, Maria J. A criança e a cidade: independência de mobilidade e representações sobre o espaço urbano. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, V., Braga, Portugal, 2004. Anais... Braga, 2004. p. 49-56.

MINAYO, Maria C. de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria C. de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 9-30.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Brasil acessível: Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana. Brasília, 2005.

MÜLLER, Fernanda. Retratos da infância na cidade de Porto Alegre. 2007. 218f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

MÜLLER, Verônica R. História de crianças e infâncias: registros, narrativas e vida privada. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

MÜLLER, Verônica R. et al. O brincar das crianças: aproximações às culturas infantis. Revista Digital, Buenos Aires, ano 11, n. 104, p. 1-6, 2007. Disponível em: <http://www.pca.uem.br>. Acesso em: 23 jul. 2010.

NETO, Carlos. O jogo e o tempo livre nas rotinas de vida quotidiana de crianças e jovens. Tempos Livres, Lisboa, p. 11-21, 1999.

NÚÑEZ, Violeta. Los nuevos sentidos de la tarea de enseñar. Más allá de la dicotomía “enseñar vs. Asistir”. Revista Ibero-Americana de Educação, n. 33, set./dez. 2003. Não paginado.

______. Participación y Educación Social. In: MOURA, Rogério et al. (Orgs.). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009. p. 240-257.

PIRES, A. M. G. A rua como lugar de formação da cidadania, prazer e felicidade. In: CARVALHO, João Eloir (Org.). Lazer no espaço urbano: transversalidade e novas tecnologias. Curitiba: Champagnat, 2006.

REDIN, Euclides. Conclusão: como construir uma cidade, um mundo mais feliz? In: REDIN, Euclides et al. (Orgs.). Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 149-152.

RIBEIRO, Wagner C. Espaço público e qualidade de vida. Diálogos, Maringá, v. 12, n. 1, p. 89- 101, 2008.

ROMANO Celso N. Trânsito em Maringá: críticas e sugestões. Observatório das Metrópoles, Maringá, 2010. Disponível em: <http://www.cch.uem.br/observatorio/index.php?option=com_content&view=article&id=189:transito-em-maringa-criticas-e-sugestoes&catid=31:artigos&Itemid=53>. Acesso em: 10 abr. 2011.

SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da governação neoliberal: o Fórum Social Mundial como política e legalidade cosmopolita subalterna. Revista Crítica de Ciências Sociais, Lisboa, n. 72, p. 7-44, out. 2005.

SARMENTO, Manuel J. Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Educação & Sociedade, Campinas, ano 23, n. 78, p. 265-283, abr. 2002.

SARMENTO, Manuel J. et al. Políticas públicas e participação infantil. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 25, p. 183-206, 2007.

SOARES, Natália F. Infância e direitos: participação das crianças nos contextos de vida – representações, práticas e poderes. 2005. 491f. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Portugal, 2005.

TOMÁS, Catarina A. Há muitos mundos no mundo: direitos das crianças, cosmopolitismo infantil e movimentos sociais de crianças – diálogos entre crianças de Portugal e Brasil. 2006. 380f. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Universidade do Minho, Minho, 2006.

TOMÁS, Catarina A.; MÜLLER, Verônica R. Crianças, participação e cidades: uma geografia da infância. In: CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, X., 2009, Braga, Portugal. Anais... Braga, 2009. p. 1-9.

TONUCCI, Francesco. La ciudad de los niños: un modo nuevo de pensar la ciudad. Tradução de Mario Merlino. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1997.

VARGAS, Heliana C. (I) mobilidade urbana. In: URBS. Mobilidade Urbana. São Paulo: Viva o Centro, 2008. p. 8-11.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Como Citar

Muller, V. R., & Arruda, F. M. (2013). O trânsito e o transporte na cidade: caminhos propostos pelas crianças para uma maior mobilidade em Maringá, PR. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/23

Edição

Seção

Artigos