A institucionalização da instrução pública no Paraná: um estudo a partir de fontes

Autores

  • Maria Elisabeth Blanck Miguel PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.216

Resumo

O artigo trata da institucionalização da instrução pública no Paraná, principalmente no período provincial (1854-1889). Aborda o tema enquanto processo de construção social e considera as interferências sofridas, quer por meio do Estado, quer pelas próprias demandas criadas pela sociedade. Fundamenta-se na análise de fontes documentais como os Relatórios da Instrução pública, os Ofícios e os Requerimentos. Da análise das fontes e da contextualização dos fatos surgem as categorias: a materialidade da instrução pública e as concepções ou idéias sobre a instrução pública e sua disponibilização para a população. Também aponta a modificação que o discurso sobre a instituição escolar pública sofre nos diversos níveis segundo o sujeito que o redige: o professor, o inspetor paroquial, o inspetor provincial e o presidente da Província.

Biografia do Autor

Maria Elisabeth Blanck Miguel, PUC-SP

Dra. em Educação pela PUC-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação (PUC-PR).

Referências

BALHANA, Altiva. P.; MACHADO, Brasil P.; WESTEPHALEN, Cecília M. História do Paraná. Curitiba: Grafipar, v. 1, 1969.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

FARGE, Arlette. Le goût de l’archive. Paris: Editions du Seuil, 1989.

FARIA FILHO, Luciano M. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliana M.; FARIA FILHO, Luciano M.; VEIGA, Cynthia G. 500 anos de educação no Brasil. Autêntica: Belo Horizonte, 2000.

MARROU, Henri-Irenee. De la connaissance historique. Paris: Éditions du Seuil, 1954.

MIGUEL, Maria Elisabeth B. O significado da educação pública no Império (Paraná-Província). In: FARIA FILHO, Luciano M. (Org.). Pesquisa em história da educação: perspectivas de análise – objetos e fontes. Belo Horizonte: Edições HG, 1999. p. 87-94.

Fontes Documentais

PARANÁ. Relatório Oficial do Inspetor Manoel Francisco Corrêa Júnior. Curitiba: DEAP, 1854.

______. Relatório Oficial do Presidente da Província André de Pádua Fleury. Curitiba: DEAP, 1866.

______. Relatório Oficial do Vice-Presidente Agostinho Ermelino de Leão, apresentado ao Presidente da Província Polidoro Cesar Burlamaque. Curitiba: DEAP, 1866.

______. Relatório Oficial do Presidente da Província Antônio Luiz Affonso de Carvalho. Curitiba: DEAP, 1870.

______. Relatório apresentado pelo Prof. Jerônimo Durski, ao Inspetor Geral da Instrução ­Pública. Curitiba: DEAP, 1868.

______. Relatório apresentado pelo Prof. Carlos Moericofer, ao Inspetor Geral da Instrução ­Pública. Curitiba: DEAP, 1868.

______. Relatório apresentado pelo Prof. Maurício Décio da Costa Lobo, ao Inspetor Geral da Instrução Pública. Curitiba: DEAP, 1868.

______. Relatório apresentado pela Profa. Maria Josefina Mangin, ao Inspetor Geral da Instrução Pública. Curitiba: DEAP, 1868.

______. Relatório apresentado pelo Vice-Presidente Ildefonso Pereira Correia, ao Presidente da Província José Cesário de Miranda Ribeiro. Curitiba: DEAP, 1888.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Como Citar

Miguel, M. E. B. (2013). A institucionalização da instrução pública no Paraná: um estudo a partir de fontes. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.216

Edição

Seção

Dossiê