Grupo escolar e governamentalidade liberal moderna: nova forma escolar, novos dispositivos, novas subjetividades
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.209Resumo
Este artigo resulta de pesquisa que analisa o currículo dos primeiros grupos escolares implantados em Santa Catarina, na primeira metade do século XX, de modo a desentranhar os códigos que regularam a cultura escolar daí engendrada. O grupo escolar é aqui compreendido como locus da materialização da governamentalidade liberal/moderna, entendida na perspectiva foucaultiana como “um refinamento da arte de governar”. Busca-se, pois, sinais deste refinamento, o qual deveria assegurar a produção do “sujeito-cidadão”, entendido como objeto e parceiro do governo. A fundamentação teórica é apoiada principalmente nos trabalhos de Michel Foucault e Thomaz Popkewitz. A base empírica é constituída de fontes documentais e iconográficas, bem como de depoimentos de ex-professores, diretores e alunos.
Referências
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2006.
______. A governamentalidade. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 11.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993.
GUIMARÃES, Orestes. Trechos de um Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Cel. Vidal Ramos, Governador do Estado, pelo Tenente Coronel Caetano V. da Costa, Secretário Geral. Florianópolis, 30/6/1911.
MADEIRA, Admar Américo. Entrevista concedida a Gladys Mary Ghizoni Teive, em 06 de março de 2006.
MANARA, Nair. Entrevista concedida a Gladys Mary Ghizoni Teive, em 05 de abril de 2006.
OLIVEIRA, Maria da Glória (Dona Glorinha). Entrevista concedida a Norberto Dallabrida em 18 de dezembro de 2001.
POPKEWITZ, Thomas. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação.: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1995. p.173-210.
SANTA CATARINA. Programma dos Grupos Escolares e das Escolas Isoladas do Estado de Santa Catarina. Decreto n. 796, de 02 de maio de 1914. Joinville: Typographia Bohem, 1914a.
______. Regimento Interno dos Grupos Escolares do Estado de Santa Catarina. Aprovado e mandado observar pelo Decreto n.795, de 02 de maio de 1914. Joinville: Typ. Bohem, 1914.
TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Uma vez normalista, sempre normalista – cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (1911-1935). Florianópolis: Insular, 2008.
VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades In: COLÓQUIO FOUCAULT. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1999.
VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.