Educação integral, tempo integral e currículo

Autores

  • Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho UNIRIO
  • Dayse Martins Hora UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.202

Resumo

Na história das instituições escolares brasileiras, os Grupos Escolares sobressaem-se como uma proposta para efetivar o projeto político republicano de reforma social e difusão em massa da educação popular. No estado do Rio de Janeiro, outro destaque mais recente que, de certa forma, se assemelha ao objetivo daqueles Grupos pode ser encontrado nos Centros de Educação Integral (CIEPs). Tomando o currículo como foco e pautando nossa investigação sobre a relação entre educação integral e diversificação curricular, tencionamos resgatar uma parcela da história dessa instituição escolar. A partir da análise de entrevistas gravadas com professores regentes de turma e corpo técnico-administrativo, em uma amostra de quatro CIEPs do Rio de Janeiro, discutimos suas concepções sobre educação integral e diversificação curricular. Constatamos que esses profissionais não possuem definição segura sobre o que sejam educação integral e diversificação curricular, concepções relevantes que funcionam como matrizes de suas práticas.

Biografia do Autor

Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho, UNIRIO

Doutora em Educação - UNIRIO. Rua Dezenove de Fevereiro, 123, apto. 503, Botafogo – Rio de Janeiro. CEP 22280-030.

Dayse Martins Hora, UNIRIO

Doutora em Educação - Currículo - UNIRIO. Rua Paulino Fernandes, 66/401. Botafogo – Rio de Janeiro.
CEP 22270-050.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, [s.d.].

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico.: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. Análise situacional das escolas públicas de horário integral do estado do Rio de Janeiro. Fase 04. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, 2004. Relatório final de pesquisa.

DEVELAY, Michel. De l’apprentissage à l’enseignment – pour une épistémologie scolaire. Paris: ESF, 1995.

FOURQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura.: as bases sociais e epistemológicas do ­conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. CIEPs e CIACs. A educação como prioridade. Rio de Janeiro, 2o Programa Especial de Educação, [s.d.].

RIBEIRO, Darcy. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1986.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização.: a implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

YOUNG, Michael. A propósito de uma sociologia crítica de educação. Revista brasileira de estudos pedagógica, Brasília , 67 (157), p. 532-537, 1986.

ZEICHNER, Ken. Novos caminhos para o practicum.: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote/Instituto de Inovação Educacional, 1992.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Como Citar

Coelho, L. M. C. da C., & Hora, D. M. (2013). Educação integral, tempo integral e currículo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.202

Edição

Seção

Artigos