Educação integral, tempo integral e currículo
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.202Resumo
Na história das instituições escolares brasileiras, os Grupos Escolares sobressaem-se como uma proposta para efetivar o projeto político republicano de reforma social e difusão em massa da educação popular. No estado do Rio de Janeiro, outro destaque mais recente que, de certa forma, se assemelha ao objetivo daqueles Grupos pode ser encontrado nos Centros de Educação Integral (CIEPs). Tomando o currículo como foco e pautando nossa investigação sobre a relação entre educação integral e diversificação curricular, tencionamos resgatar uma parcela da história dessa instituição escolar. A partir da análise de entrevistas gravadas com professores regentes de turma e corpo técnico-administrativo, em uma amostra de quatro CIEPs do Rio de Janeiro, discutimos suas concepções sobre educação integral e diversificação curricular. Constatamos que esses profissionais não possuem definição segura sobre o que sejam educação integral e diversificação curricular, concepções relevantes que funcionam como matrizes de suas práticas.
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