Formação de professores no contexto da Educação Matemática
Resumo
O texto trata da questão da formação de professores no contexto da Educação Matemática. Procuramos discutir pontos relacionados à natureza da Educação Matemática, suas motivações históricas e aspectos do seu processo de constituição e institucionalização como área do conhecimento dentro do campo educacional. Trata-se de um esforço realizado por diferentes autores na direção da caracterização de um estatuto epistemológico da Educação Matemática, a vocação da pesquisa nesse domínio, situando aí a temática da formação dos professores como objeto de investigação, sua relevância e perspectivas sinalizadas. Assim, a partir desse contexto, apresentamos um levantamento bibliográfico sobre a questão do desenvolvimento profissional do professor de matemática, explicitando e diferenciando conceitos pertinentes ao tema.
Referências
AZCÁRATE, Pilar. El conocimiento profesional: naturraleza, fuentes, organización y desarollo. Quadrante, U. Lisboa, v. 8, 1999.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Prefácio. In: BORBA, M. C. E Araújo, J. L. (orgs.). Pesquisa qualitativa em educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
FERREIRA, Ana Cristina. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, D. Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos. Campinas: Mercado de letras, 2003.
FIORENTINI, Dario et. al. Saberes docentes: um desafio para docentes e práticos. In: GERALDI, Corinta; PEREIRA, Elizabeth; FIORENTINI, Dario (orgs). Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998, p. 307-35.
GARCÍA BLANCO, Maria Mercedes. A formação inicial de professores de Matemática: Fundamentos para a definição de um currículo. In: Fiorentini, D. Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos. Campinas: Mercado de letras, 2003.
______. Conocimiento professional del professor de Matemáticas: el concepto de función como objeto de enseñanza-aprendizaje. Grupo de Investigación en Educación (GIEM): U. Sevilla, 1997.
GODINO, Juan D. Presente e futuro de la investigación em Didáctica de las matemáticas. In: 29 REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Anais... Caxambu/MG: Anped, 2006.
KILPATRICK, Jeremy. Investigación en Educación Matemática: su história y algunos temas de actualidade. En Kilpatrick, J., Gómez, P., Rico, L. (Ed.). Errores y dificuldades de los estudiantes... Bogotá: Universidade de los Andes, 1998.
______. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a educação matemática como campo profissional e científico. Campinas, SP: Zetetiké, v. 4, n. 5, 1996.
LLINARES, Salvador. Conocimiento y práctica profesional Del profesor de matemáticas: características de una agenda de investigación. Zetetiké, CEMPEM, FE/UNICAMP, v. 7, n.12, 1999.
______. Conocimiento professional del professor de matemáticas: conocimeineto, creencias y contexto en relación a la noción de function. In: PONTE, João Pedro da, Monteiro, C.; MAIA, M.; SERRAZINA, Lurdes; LOUREIRO, Cristina (orgs.). Desenvolvimento profissional dos professores de matemática: Que formação? Secção de Educação Matemática . Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1995.
MIGUEL, Antonio; GARNICA, Antonio Vicente; IGLIORI, Sonia e D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação. Anped: Rio de Janeiro, v. 27, 2004.
MORAL-SANTAELLA, Cristina. Formación para la profesión docente: nuevas metáforas para la formación del professorado. Granada: FORCE, 1998.
PONTE, João. Pedro da. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professor de Matemática. In: PONTE, João Pedro da; MONTEIRO, C.; MAIA, M.; SERRAZINA, Lurdes; LOUREIRO, Cristina (orgs.). Desenvolvimento Profissional dos professores de matemática: Que formação? Secção de Educação Matemática. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1995.
PONTE João Pedro da; CHAPMAN, Olive. Mathematics Teacher’s Knowledge and Practices. In: GUTIÉRREZ, Angel; BOERO, Paolo (Ed.). Handbook of Researcha on the Psychology of Mathematics Education: past, present and future. Rotterdam: Sense Publishers, 2006.
SANTOS, Vinício de Macedo. Revisão de artigos publicados em revistas especializadas. Relatório de pesquisa apresentado à FAPES. U. Sevilla/UNESP, 2001.
STEINER, Hans-Georg. Teoria da educação Matemática (TEM): uma introdução. Quadrante: revista teórica e de Investigação. v. 2 (1), Lisboa, 1993.
ZASLAVSKY, Orit; CHAPMAN, Olive; LEIKIN, Roza. Professional Development of Mathematics Educators: Trends and Tasks. In: BISHOP, Alan J.; CLEMENTS, M. A.; KEITEL, Christine; KILPATRICK, Jeremy.; Leung, Frederick K. S. (Ed.). Second International Hanbook of Mathematics Education. Part two. Kluwer Academic Publishers, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.