História e historiografia das políticas educacionais

Autores

  • José Luís Sanfelice DEFHE/FE/UNICAMP

Resumo

A presente comunicação é um exercício de historiografia. O estudo elege, para objeto de análise, trêscoletâneas organizadas, respectivamente, por Neves (2005), Dourado (2009) e Saviani (2010). Revela quea primeira coletânea busca a unidade teórica e metodológica na qual todos os autores se utilizam domesmo referencial, ou seja, categorias gramscianas e marxistas. A segunda coletânea tem por eixo umaquestão-problema a que se tenta responder com os recursos de várias disciplinas ou ciências sociais. Aterceira coletânea é pautada pela organização diacrônica: “das origens aos dias atuais”. Aproximando-seas três obras referenciadas, e guardando-se as suas diferenças, é possível concluir que, em conjunto,oferecem precioso material para a análise das políticas educacionais brasileiras do passado e do presente.Há ampla diversidade de temas e de abordagens.

Biografia do Autor

José Luís Sanfelice, DEFHE/FE/UNICAMP

Professor Titular em História da Educação no DEFHE/FE/UNICAMP. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas‘História, Sociedade e Educação no Brasil’ (HISTEDBR).

Referências

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Publicado

2013-05-24

Como Citar

Sanfelice, J. L. (2013). História e historiografia das políticas educacionais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/18

Edição

Seção

Ponto de Vista