Ensino fundamental no Brasil: avanços, exigências e desafios
Resumo
Este artigo apresenta um breve diagnóstico sobre a efetivação do direito ao ensino fundamental (ensino obrigatório) e discute as transformações e os impasses que esse nível de ensino tem passado no Brasil, particularmente com relação à ampliação para nove anos. Inicialmente, aborda-se a relação entre a ação normativa nacional e a efetivação do direito ao ensino fundamental. Em seguida, a centralidade do ensino fundamental no Brasil e os desafios para se atingir uma educação de qualidade. Analisa-se, ainda, como o conceito de ensino fundamental se apresenta em nossa história recente. A pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica compõem as ferramentas metodológicas utilizadas. A amostra informativa na pesquisa documental incidiu sobre os documentos referentes à reorganização da educação nacional, em especial em relação à implantação do ensino fundamental de nove anos e sobre os dados estatísticos. Já a pesquisa bibliográfica contribuiu para o aporte teórico e analítico. O estudo mostra que, neste momento, a ênfase da política educacional está centrada na garantia de “qualidade”.
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Reforma do Estado e políticas educacionais: entre a crise do Estado-nação e a emergência da regulação supranacional. Educação & Sociedade, Campinas, CEDES, n. 75, p. 15-32, ago. 2001.
ARELARO, Lisete Regina Gomes. O ensino fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendências. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1039-1066, Especial, out. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
______. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF, n. 248, 23 dez. 1996a.
______. Lei n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º , do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 26 dez. 1996b.
______. Plano Nacional de Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
______. MEC/SEB/DPE/COEF. Relatório do Programa Ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos. Brasília: MEC, 2004.
______. Sinopse Estatística da Educação Básica: Censo Escolar 2005/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: O Instituto, 2005.
______.MEC/SEB/DPE/COEF. Ampliação do ensino fundamental para nove anos: Relatório do Programa. Orientações gerais. Brasília: MEC, 2006a.
______. MEC/SEB/DPE/COEF. Ampliação do ensino fundamental para nove anos: 3o relatório do programa / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, 2006b.
______. MEC/SEB/DPE/COEF. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006c.
______. Sinopse Estatística da Educação Básica: Censo Escolar 2006/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: O Instituto, 2006d.
DECLARAÇÃO Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Unesco, 1998. Disponível em: <http://www.brasilia.unesco.org/areas/dsocial/areastematicas/direitoshumanos/60anosDeclaracaoDH/>. Acesso em: 15 abr 2008.
FRANCO, Creso. Ciclos e letramento na fase inicial do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 30-38, abr. 2004.
GORNI, Doralice Aparecida Paranzini. Ensino Fundamental de 9 anos: estamos preparados para implantá-lo? Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 67-80, jan./mar. 2007.
KRAMER, Sonia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, Especial, p. 797-818, out. 2006. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Trad. de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. O financiamento da educação. In: OLIVEIRA, R.; ADRIÃO, T. (Orgs.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001. p. 89-118.
______. O direito à educação na Constituição Federal de 1988 e seu restabelecimento pelo sistema de justiça. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, ANPEd, p. 61-74, maio/ago. 1999.
______. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100, Especial, out. 2007, p. 661-690. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, ANPEd, n. 28, p. 5-23, jan./fev./mar./abr. 2005.
PEREZ, José Roberto Rus. Reflexões sobre a avaliação do processo de implementação de políticas e programas educacionais. In: WARDE, Mirian Jorge (Org.). Novas práticas educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: Programa de estudos pós-graduados em Educação, História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1988.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: LDB, trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.
______. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por outra política educacional. Campinas-SP: Autores Associados, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.