Bullying homofóbico e religiosidade: representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1525

Palavras-chave:

homofobia, bullying, religião

Resumo

A homofobia é um fenômeno constantemente reiterado na escola; sua prática tende a causar nas pessoas LGBTQIA solidão, rejeição, resistência de pertença, sujeição e insegurança em relação aos demais. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é verificar se a homofobia faz parte do núcleo central das representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a prática de bullying nas escolas. Participaram da pesquisa 261 acadêmicos e, para a coleta de dados, foi utilizado o Teste de Associação Livre de Palavras. A Teoria das Representações Sociais orientou a análise dos resultados, os quais revelam que o bullying homofóbico não faz parte do núcleo central das representações sociais dos universitários, porém é um elemento que compõe as representações periféricas. Isto posto, considera-se necessária a proposição de estratégias de enfrentamento às diferentes formas de violência contra as pessoas LGBTQIA no contexto escolar.

Biografia do Autor

Karen de Azevedo Coutinho, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Educação Básica da rede privada de ensino do município de Maringá, PR.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Educação pela UNICAMP. Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, é professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; CUNHA, Ana Lúcia; CALAF, Priscila Pinto. Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas. Brasília: Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana [RITLA]; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal [SEEDF], 2009.

ABRIC, Jean Claude. Las representaciones sociales: aspectos teóricos. In: ABRIC, Jean Claude (Org.). Prácticas sociales y representaciones. México: Ediciones Coyoacán, 2001. p. 11-32.

ABRIC, Jean Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, Antônio Silva Paredes; OLIVEIRA, Denize Cristina (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB editora, 1998. p. 27-38.

ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu; SODRÉ, Grasiella Cerveijeiras. Contribuições da produção científica para o diagnóstico, prevenção e intervenção junto ao bullying no contexto escolar. Revista Cocar, Belém, v. 8, n. 16, p. 25-37, 2014.

BARDUNI FILHO, Jairo; SOUSA, Dileno Dustan Lucas de. A questão da homossexualidade e Bullying. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2008, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2008.

BASTOS, Carmem Célia Barrada; SOUZA, Izaque Pereira. Homofobia: uma das faces do bullying. In: MAIO, Eliane Rose; CORREA, Crishna Mirella de Andrade. Gênero, Direitos e Diversidade Sexual: trajetórias escolares. Maringá: EDUEM, 2013. p. 141-51.

BORGES, Zulmira Newland; PASSAMANI, Guilherme Rodrigues; OHLWEILER, Mariane Inês; BULSING, Muriel. Percepção de professoras de Ensino Médio e fundamental sobre a homofobia na escola em Santa Maria (Rio Grande do Sul/Brasil). Educar em Revista, Curitiba, n. 39, p. 21-38, 2011.

BORGES, Moema da Silva; SANTOS, Marília Borges Couto; PINHEIRO, Tiago Gomes. Representações sociais sobre religião e espiritualidade. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 4, p. 609-16, 2015.

BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. Censo demográfico: panorama de Maringá. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em; https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/maringa/panorama. Acesso em: 20 maio 2020.

CORTES JUNIOR, Lailton Passos. As representações sociais de “Química Ambiental”: contribuições para a formação de bacharéis e professores de química. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Química, Física e Biociência e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CORTES JUNIOR, Lailton Passos; FERNANDEZ, Carmem. A educação ambiental na formação de professores de Química: estudo diagnóstico e representações sociais. Revista Química Nova, São Paulo, v. 39, n. 6, p. 748-56, 2016.

COUTINHO, Karen de Azevedo. As representações sociais de acadêmicos do curso de Pedagogia acerca de bullying. 2017. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.

DUARTE, Francisco Ednardo Barroso. As representações sociais de universitários de sexualidades LGBT sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida. 2015. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus, 2005.

FANTE, Cleo; PEDRA, José Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FAZZANO, Leandro Herkert. Análise do fenômeno da homofobia: identificando contingências envolvidas. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Pós-graduação em Análise do comportamento, Departamento de Psicologia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e Representações Sociais. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVICHELOVTCH, Sandra. (Org.). Textos em Representações Sociais. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 53-72.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Representações sociais: para uma fenomenologia dos saberes sociais. Revista Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 54-68, 1998.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia: limites e possibilidades de um conceito em meio a disputas. Bagoas: estudos gays – gêneros e sexualidades, Natal, v. 1, n. 1, p. 145-65, 2007.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 481-98, 2013.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário e currículo em ação: heteronormatividade, heterossexismo e homofobia no cotidiano escolar. In: MILSKOLCI, Richard (Org.). Discursos fora da ordem: deslocamentos, reinvenções e direitos. São Paulo: Annablume, 2012. p. 277-305.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

MAGALHÃES, M.; CAMEIRA, M.; RODRIGUES, L.; NOGUEIRA, C. Cyberbullying and homophobic content communication in adolescence: an exploratory study of their relations. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 23, p. 1-10, 2019.

MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto Oliveira; TOMANIK, Eduardo Augusto. Representações sociais e direcionamento para a educação ambiental na Reserva Biológica das Perobas, Paraná. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 227-48, 2012.

MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto Oliveira; TOMANIK, Eduardo Augusto. Representações sociais de subsídios para a formação continuada de professores. Ciências e Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p. 181-99, 2013.

MENIN, Maria Suzana de Stefano; SHIMIZU, Alessandra de Morais; LIMA, Claudia Maria de. A Teoria das representações sociais nos estudos sobre representações de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 137, p. 549-576, 2009.

MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Guareschi. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

MOURA, Renan Gomes de; LOPES, Paloma de Lavor. O preconceito e a discriminação de transgêneros no processo de recrutamento e seleção de pessoal: uma revisão bibliográfica. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 11., 2014, Resende. Anais [...]. Resende: AEDB, 2014. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/36520376.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

NAIFF, Denis Giovani Monteiro; NAIFF, Luciene Alves Miguez; SOUZA, Marcos Aguiar de. As representações sociais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 216-29, 2009.

OLIVEIRA, Denize Cristina de; FISCHER, Frida Marina; TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz; SÁ, Celso Pereira de. Representações sociais do trabalho: uma análise comparativa entre jovens trabalhadores e não trabalhadores. Ciências e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 763-73, 2010.

OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo de. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração On Line, São Paulo, v. 2, n. 3, 2001.

OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de. O/a diretor/a não viu, a pedagoga não ouviu e a professora não quer falar: discursos docentes sobre diversidade sexual, homofobia e “Kit Gay”. 2013. 260 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

SÁ, Celso Pereira. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

SÁ, Celso Pereira. Núcleo central das representações sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

SANTA CATARINA. Lei n. 14.651, de 12 de janeiro de 2009. Fica o Poder Executivo autorizado a instituir o Programa de Combate ao Bullying, de ação interdisciplinar e de participação comunitária nas escolas públicas e privadas do Estado de Santa Catarina. Diário Oficial: Florianópolis, 12 jan. 2019. Disponível em: http://leis.alesc.sc.gov.br/html/2009/14651_2009_Lei.html. Acesso em: 20 maio 2020.

ZAINE, Isabela; REIS, Maria de Jesus Dutra; PADOVANI, Ricardo da Costa. Comportamentos de bullying e conflito com a lei. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 3. p. 375-82, 2010.

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

Coutinho, K. de A., Yaegashi, S. F. R., & Oliveira Júnior, I. B. de. (2022). Bullying homofóbico e religiosidade: representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 83–103. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1525