Sentidos de autoria do fazer e saber docente: trama de fios e diálogos na escola
Resumo
Apresentamos neste artigo reflexões sobre o fazer e os saberes dos professores concebidos na autoria e na interlocução com os sujeitos da/na escola. Para tanto, à ideia de autoria, conceito bakhtiniano, foram associados os estudos de Tardif sobre o saber docente, nos quais se enfatiza a concepção do saber construído a partir da prática. Nossa investigação, realizada em escola pública municipal, estudou o Trabalho Docente Coletivo (TDC), reuniões semanais de professores do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, no ano de 2005. Os dizeres dos professores, sobretudo os relativos às Assembleias de Classe, levaramnos a considerar o fazer e saber docentes no interior de tramas discursivas construídas e desconstruídas na escola, nesse caso, saberes sobre as decisões tomadas para a escola e sala de aula.
Referências
BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: ______. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003a. p. 3-194.
______. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004.
______. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003b. p. 261-306.
______. Apontamentos de 1970-1971. In: ______. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003c. p. 367-392.
BARROS, D. L. P. Procedimentos de reformulação: a correção. In: PRETI, D. (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas, FFLCH/USP, 1993. p. 129-156.
______. Interação em anúncios publicitários. In: PRETI, D. (Org.). Interação na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, FFLCH/USP, 2002. p. 17-44.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU. D. Dicionário de análise do discurso. Trad. Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2004.
DUBOIS, J. et al. Dicionário de Lingüística. 6. ed. São Paulo: Cultura, 1978.
MOTA, E. A. D. Saberes e conhecimentos docentes..: experiências da formação e experiências da profissão. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
PUIG, J. M.; X.; ESCARDIBUL, S.; NOVELLA, A. M. Democracia e participação escolar-: propostas de atividades. São Paulo: Moderna, 2000.
RIBEIRO, N. B. Entrecruzamentos de gêneros discursivos na universidade..: esferas do político, do científico e do ensino. 2005. 396f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
TRASK, R. L. Dicionário de linguagem e lingüística. Trad. Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2004.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
VARANI, A. A constituição do trabalho docente coletivo..: re-existência docente na descontinuidade das políticas educacionais. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2005.
VICENTINI, A. A. F. O trabalho coletivo docente..: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. 2006. 250p.. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.