Educação Ambiental das Infâncias na perspectiva sistêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1330

Palavras-chave:

desenvolvimento humano, educação ambiental, infâncias

Resumo

O artigo propõe analisar a tríade teórica no campo da educação das infâncias com o objetivo de encontrar as interfaces dos conceitos da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e Francisco Varela, do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, e da Perspectiva Sistêmica da Educação Ambiental, de acordo com seus arcabouços teórico-metodológico-sistêmicos. As dimensões a seguir foram inter-relacionadas como base da pesquisa bibliográfica: a educação como processo; os educadores e as crianças como as pessoas; os contextos como os ambientes educativos; e o tempo na trajetória educativa. Resultados indicam que a complexidade propositiva dos elementos é promotora de desenvolvimento humano com a Educação Ambiental das Infâncias.

Biografia do Autor

Eliane Lima Piske, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). Bolsista CAPES. Colaboradora no Centro de Referência em Apoio às Famílias (CRAF/FURG). Integrante do Grupo de Estudos Ecoinfâncias. Professora da rede pública no município de Pelotas, RS.

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG).

Maria Angela Mattar Yunes, Universidade Salgado de Oliveira (Universo)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UNIVERSO, Niterói, RJ.

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

Piske, E. L., Garcia, N. M., & Yunes, M. A. M. (2021). Educação Ambiental das Infâncias na perspectiva sistêmica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(56), 41–70. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1330

Edição

Seção

Artigos