Eu (não) sou um robô? Elementos para pensar o sujeito nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1279

Palavras-chave:

Redes Sociais, Adaptação, Sujeito, Cultura digital

Resumo

Este ensaio objetiva refletir, urdido pelos fundamentos críticos da sociedade, a respeito da constituição do sujeito no contexto das redes sociais. De modo particular, pensar esses impactos no processo de rompimento das fronteiras protetoras do indivíduo nessa terra comum. Nesse sentido, a metodologia é de cunho bibliográfico com estudo sobre autores como Batelle (2006), Colbo (2018), Türcke (2010), Zuin (1999; 2014) e outras leituras. Como discussão teórica, o exercício reflexivo é o de evidenciar o domínio opressivo da semiformação mediada pelas redes sociais, uma vez que, com suas produções destinadas ao público (de menor à maior idade), têm estimulado, sugerido, delineado e determinado formas de existência social e individual que direcionam para a reprodução e adaptação dos sujeitos sociais, bem como de seus devires e realidades. Em relação a essa dinâmica, podemos inferir que a cultura digital potencializa a fusão entre o ser humano e a máquina ao ponto de produzir indivíduos “robôs” que são controlados por meio de impulsos elétricos emitidos por chips conectados aos cérebros. Diante disso, torna-se imprescindível analisar o modo como as redes sociais redirecionam os sujeitos e suas relações com outros indivíduos em tempos da chamada cultura digital. Os resultados apontam para a possibilidade, pela autorreflexão, da tomada de consciência desse cenário, e permite-nos novos olhares para além das telas da informação e comunicação, no sentido de pensarmos em novos direcionamentos de “ser e estar” no mundo.

Biografia do Autor

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina (Uel)

Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal (UAb). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Tecnologias com Ênfase em Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pedagoga. Docente do Departamento de Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Marta Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (Uel)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL.

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ADORNO, T. W. Teoria da Semicultura. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira, Bruno Pucci, Cláudia B. Moura Abreu (coop. Paula Ramos-de-Oliveira). Educação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação. Campinas, Ano XVII, n. 56, dez. 1996.

BATELLE, J. A busca: como o Google e seus competidores reinventaram os negócios e estão transformando as nossas vidas. São Paulo: Elsevier/Campus, 2006.

CASTELLS, Manoel. A Galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 271 p.

COGO, Denise; BRIGNOL, Liliane D. Redes sociais e os estudos de recepção na internet. Matrizes, Ano 4, n. 2, jan/jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38293/41117. Acesso em: 15 abr. 2019.

COLBO, C. Acepto las Condiciones: usos y abusos de las tecnologías digitales. Madrid: Fundación Santillana, 2019.

COLBO, C. As pessoas são mais do que um conjunto de dados. Entrevista concedida a Rita Pimenta. Público, 5 nov., 2018. Disponível em: https://www.publico.pt/2018/11/05/sociedade/entrevista/cristobal-cobo-pessoas-sao-conjunto-dados-1849866. Acesso em: 15 abr. 2019.

DANTAS, M. Internet e geração de valor no capitalismo espetacular. In: TAVARES, R. H.; GOMES, S. S. (Org). Sociedade, educação e redes: desafios à formação crítica. Araraquara, SP: Junqueira & Martins, 2014. p. 79-124.

DELEUZE, G. Conversações: 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 1992. p. 219-26.

HORKHEIMER, M. Teoria tradicional e teoria crítica. Tradução de Edgard Afonso Malagodi e Ronaldo Pereira Cunha. In: HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

LEMOS, André. Isso (não) é muito Black Mirror: passado, presente e futuro das tecnologias de comunicação e informação. Salvador: EDUFBA, 2018.

PORTUGAL, Silvia. Contributos para uma discussão do conceito de rede na teoria sociológica. Oficina do CES, n. 271, mar. 2007.

TAVARES, R. H.; GOMES, S. S. (Org.). Sociedade, educação e redes: desafios à formação crítica. Araraquara, SP: Junqueira & Martins, 2014, p. 79-124.

TÜRCKE, C. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.

TÜRCKE, Christoph. Sociedade da sensação: a estetização da luta pela existência. In: ZUIN, Antônio; PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton (Org.). Ensaios Frankfurtianos. São Paulo: Cortês, 2004. p. 31-73.

ZUIN, A. A. S. Indústria cultural e educação: o novo canto da sereia. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

ZUIN, A. S. A cultura digital, a semiformação e o novo elo pedagógico. Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 241-256, maio/ago. 2014.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

de Mello, D. E., & de Oliveira, M. F. (2020). Eu (não) sou um robô? Elementos para pensar o sujeito nas redes sociais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1279

Edição

Seção

Artigos