Fronteira, cultura e exclusão: debates do nosso tempo
Resumo
O presente trabalho discute a perspectiva de exclusão social, diante das novas configurações sociais do mundo contemporâneo, tendo como referência o debate do conceito de identidade enquanto força nômade e os sentidos e significados de cultura em Walter Benjamin e fronteira em Homi Bhabha.
Referências
BAUMAN, Z. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
______. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
______. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. v. 1.
BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
DELEUZE, G. Por uma filosofia da diferença: o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Edusp, 2004.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
______. Quem Precisa de uma Identidade? In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. 18. ed. São Paulo: Loyola, 2009.
MONTEIRO, A. J. J.; SISS, A. Negros, indígenas e educação superior. Rio de Janeiro: Quartet/Edur, 2010.
______. Educação, cultura e relações interétnicas. Rio de Janeiro: Quartet/Edur, 2009.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2003.
VILLA, Fernando Gil. Pós-modernidade, reflexividade e pessimismo sociológico. In: Linhares, C.; LEAL, M. C. (Orgs.). Formação de professores: uma crítica à razão e à política hegemônicas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.