Relações raciais e educação: a formação continuada de docentes da escola básica - evidenciando alguns fatores relacionados às políticas estabelecidas

Autores

  • Iolanda de Oliveira UFF

Resumo

Neste artigo, trata-se da formação continuada de profissionais do magistério que atuam na escola básica, a partir da qual se salientam dois fatores distintos observados na análise de dois cursos: a presença dos profissionais por cor e os temas privilegiados pelos docentes em suas práticas profissionais, a partir dos conteúdos ministrados. Foram selecionados para a realização do presente estudo dois cursos, sendo um deles de especialização e outro de extensão, ministrado à distância. Os resultados apontam a necessidade da tomada de conhecimento de parte dos profissionais brancos da sua responsabilidade na promoção da igualdade racial e as contribuições do tipo de formação ministrada para uma prática pedagógica comprometida com a questão racial.

Biografia do Autor

Iolanda de Oliveira, UFF

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento – USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

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Publicado

2013-06-03

Como Citar

Oliveira, I. de. (2013). Relações raciais e educação: a formação continuada de docentes da escola básica - evidenciando alguns fatores relacionados às políticas estabelecidas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/120

Edição

Seção

Dossiê