Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: aspectos legais e sentidos de sua gênese e expansão
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1035Palavras-chave:
Institutos Federais de Educação Profissional Ciência e Tecnologia, Educação Profissional, Expansão Educação Superior, educação e trabalho.Resumo
O objetivo do artigo é verificar os significados assumidos pelos Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia na sua expansão. A organização do texto está constituída por duas ordens de situações: socioeconômica e legislativo/histórica. A primeira, de origem recente nas últimas décadas, possibilita verificar elementos centrais no processo de reorganização/reestruturação produtiva e como esse processo vem afetando, metamorfoseando e transformado o mundo do trabalho e as políticas educacionais no Brasil. A segunda desenvolve-se no contexto conjuntural em que foi efetivada a implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O procedimento metodológico adotado no texto foi histórico-analítico, por meio, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental descritiva.
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