As transformações industriais do estado de Mato Grosso do Sul e suas relações com a implantação de novas políticas educacionais de formação profissional de nível médio no município de Ponta Porã

  • Mirta Rie de Oliveira Tominaga
  • Tangria Rosiane Heradão
  • Jefferson Carriello do Carmo UCDB

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as transformações econômicas ocorridas no Estado sul-mato-grossense e suas relações com as políticas de formação profissional, mais especificamente a implantação dos cursos de ensino médio integrado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, no município de Ponta Porã. Esse objetivo parte das seguintes hipóteses: as políticas educacionais de formação profissional aparecem sempre com caráter economicista e pragmático, com a finalidade de “treinar” mão de obra para atendera os arranjos produtivos locais e momentâneos sob a influência da organização do trabalho e das novas formas de reestruturação produtiva. Nesse sentido, a partir de 2004 com a possibilidade do ensino médio integrado, percebe-se um movimento que transita entre a relação trabalho, ciência e cultura e a formação estritamente técnica caracterizada pelo dualismo entre formação geral e profissional. Para atingir os objetivos propostos, o caminho percorrido foi o histórico-analítico em que adotamos dois procedimentos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa, ainda, assume um caráter explanatório, descritivo e interpretativo do tema.

Biografia do Autor

Mirta Rie de Oliveira Tominaga
Aluna do Mestrado do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande, MS.
Tangria Rosiane Heradão
Aluna do Mestrado do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande, MS.
Jefferson Carriello do Carmo, UCDB
Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco. Mestre e Doutor em Educação Aplicada às Ciências Sociais – UNICAMP, Pós-Doutor em História Socialdo Trabalho – UNICAMP.

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Publicado
2013-05-31
Seção
Artigos