A reforma da educação superior e os seus desdobramentos nas universidades federais: tópicos para um debate
Resumo
O presente texto apresenta alguns tópicos fundamentais para um debate sobre a reforma da educação superior implementada no Brasil a partir de 1995, destacando os seus efeitos nas universidades federais. Enfatiza, ainda, em contraposição ao modelo implementado na década de 1990, o papel das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) na definição de um projeto de nação que leve em conta a educação superior como um bem público, patrimônio social e direito inerente ao processo de constituição da cidadania.
Referências
AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento da educação superior: Estado X Mercado. São Paulo: Cortez; Piracicaba-SP: UNIMEP, 2003.
AMARAL, N.C.; CATANI, A.M.; OLIVEIRA, J.F. O financiamento público da educação superior brasileira: mudanças e desafios. RBPAE (Revista Brasileira de Política em Administração Educacional), São Paulo, 2003 (no prelo).BRASIL. Ministério da Educação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes. Brasília, 2003.
CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de. Educação Superior no Brasil: reestruturação e metamorfose das universidades públicas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.
_____. As políticas de educação superior no Plano Nacional de Educação (PNE) – 2001. In: Pro-Prosições, Campinas-SP, vol.14, n. 1 (40), p. 143-148, jan./abr. 2003.
_____. A Gratificação de Estímulo à Docência (GED): alterações no trabalho acadêmico e no padrão de gestão das IFES. In: DOURADO, L.F.; CATANI, A.M. (Orgs.). Universidade Pública: política e identidade institucional. Campinas-SP: Autores Associados; Goiânia: UFG, 1999.
CATANI, A.M.; OLIVEIRA, J.F.de; DOURADO, L.F. Mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação & Sociedade. Campinas-SP: CEDES, n. 75, p. 67-83, ago. 2001.
_____. A política de avaliação da educação superior no Brasil em questão. In: DIAS SOBRINHO, J.; RISTOFF, D. (Orgs.). Avaliação democrática – para uma universidade cidadã. Florianópolis: Insular, 2002.
CHAUÍ, Marilena. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, H. (org.). Universidade em ruínas na república dos professores. Petrópolis-RJ: Vozes; Rio Grande do Sul: CIPEDES, 1999. p. 211-222.
CUNHA, Luiz Antônio. Nova reforma do ensino superior: a lógica reconstruída. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 101, p. 20-49, jul. 1997.
_____. A volta do pêndulo. In: Em Aberto, Brasília: MEC, 1(3), fev. 1982.
CURY, Carlos R.J. Reforma universitária na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas (FCC), n. 101, p. 3-19, jul. 1997.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da educação superior. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
DIAS SOBRINHO, J.; RISTOFF, D. (Orgs.). Avaliação democrática – para uma universidade cidadã. Florianópolis: Insular, 2002.
DOURADO, L.F.; CATANI, A.M. (Orgs.). Universidade Pública: política e identidade institucional. Campinas-SP: Autores Associados; Goiânia: UFG, 1999.
_____. Lula e a educação superior pública no Brasil. In: Jornal O Popular, 07.01.2003. Seção Opinião.
_____. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior nos anos 90. Revista Educação e Sociedade, Campinas-SP: Cedes, n. 80. 2002.
_____. A interiorização da educação superior e a privatização do público. Goiânia: UFG, 2001a.
_____. O público e o privado na agenda educacional brasileira. In. AGUIAR, M.A.; FERREIRA, N.S.C. (orgs.) Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001b.
GENTILI, Pablo (Org.). Universidades na penumbra: neoliberalismo e reestruturação universitária. São Paulo: Cortez, 2001.
LIMA, Licínio C. O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior. In: LIMA, Licínio C.; AFONSO, Almerindo J. Reformas da educação pública. Democratização, modernização, neoliberalismo. Porto: Afrontamento, 2002. p. 91-110.
MENEZES, Luís Carlos de. Universidade sitiada. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1996.
OLIVEIRA, João Ferreira de. A reestruturação da educação superior no Brasil no processo de metamorfose das universidades federais: o caso da UFG. 2000. Tese (Doutorado) – FEUSP, São Paulo.
OLIVEIRA, J.F.de; MOEHLECKE, S.; CATANI, A.M. A educação como direito social: perspectivas de universalização do acesso ao ensino superior gratuito. Mimeo, 2003.
SGUISSARDI, Valdemar (org.). Educação superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000.
PANIZZI, Wrana Maria. Pronunciamento da presidente da Andifes. Brasília, 5 de ago. 2003.
SILVA JR., João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da educação superior no Brasil – reforma do Estado e mudanças na produção. 2.ed. Bragança Paulista-SP; São Paulo: EDUSF/Cortez, 2001.
SOUZA, Paulo Renato. A agenda positiva do ensino superior. O Estado de S. Paulo, 23 nov. 1998.
_____. Avaliação e expansão do Ensino Superior. Folha de S. Paulo, 21 dez. 1999. Tendências/Debates.
SCHWARZTMAN, S. In: Revista Veja, São Paulo: Abril, p.113, 05 jun. 2002.
TRINDADE, H. (org). Universidade em ruínas na República dos Professores. Petrópolis: Vozes; Rio Grande do Sul: CIPEDES, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.