Formação inicial de professores para usar a informática nas escolas

Autores

  • Marilena A. Souza Rosalen Universidade Metodista de Piracicaba.
  • Sueli Mazzilli Universidade Católica de ­Santos.

Resumo

Apesar da crescente utilização da informática na Educação Básica, estudos indicam que a formação do professor habilitado para utilizar a informática nas escolas não tem sido priorizada tanto quanto a compra de computadores de última geração e de programas educativos, o que sugere que os equipamentos sozinhos podem melhorar a qualidade da Educação. Considerando que o professor é o elemento fundamental para a implantação de um projeto de informática nas práticas educativas, este trabalho analisa se e como os professores de Educação Básica estão sendo formados para utilizarem a informática no processo de aprendizagem do aluno. Foram analisados currículos de cursos de Pedagogia e Normal Superior no Estado de São Paulo, buscando identificar sob que enfoque são desenvolvidas as disciplinas relacionadas ao uso da informática.

Biografia do Autor

Marilena A. Souza Rosalen, Universidade Metodista de Piracicaba.

Doutora em Educação. Professora da Universidade Metodista de Piracicaba.

Sueli Mazzilli, Universidade Católica de ­Santos.

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de ­Santos.

Referências

ALMEIDA, M. E. Novas tecnologias e formação de professores reflexivos. In: IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais... Águas de Lindóia, 1998. p.1-6.

ANFOPE. (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação) (2004) Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação: Desafios para as Instituições de Ensino Superior. Documento Final do XII Encontro Nacional. Brasília/DF: ANFOPE.

BERBEL, Alexandre Costa et al. Guia de Informática na escola: como implantar e administrar novas tecnologias. Alabama Editora, 1999.

BRASIL. Lei Federal n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, Ano CXXXIV, n. 248, 23/12/96, p. 27.833-41, 1996.

BRASIL.CNE. Resolução CEB 01/2003. Dispõe sobre o direito dos profissionais da educação com formação de nível médio, na modalidade Normal, em relação à prerrogativa do exercício da docência, em vista do disposto na lei 9394/96, e dá outras providências. Brasília, 20 de agosto de 2003.

CHAVES, Eduardo O. C. e SETZER, Valdemar W. O uso de computadores em escolas: fundamentos e críticas. São Paulo: Editora Scipione, 1988.

GARRIDO, Elza. Sala de aula: Espaço e Construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento para o professor. In: CASTRO, Amélia e CARVALHO, Anna M. P. (Org). Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Ed. Afiliada, 2001.

MAZZILLI, S. A. pedagogia além do discurso. Piracicaba: Unimep, 1992.

PRADO, M. E. B. B. e VALENTE, J. A. A Formação na Ação do Professor: Uma Abordagem na e Para uma Prática Pedagógica. In: VALENTE, J. A. Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas-SP: UNICAMP/NIED, 2003.

RIPPER, A. V. O computador chega à escola. Para quê?, Revista Tecnologia Educacional, 1985.

SILVA FILHO, João Josué. Informática e educação: uma experiência de trabalho com ­professores. 1988. Dissertação (mestrado) – PUC-SP, São Paulo,

VALENTE, J. A. Visão analítica da Informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação. RS: Sociedade Brasileira de Computação, n. 1, setembro de 1997.

______. Formação de profissionais na Área de Informática em Educação. In: VALENTE, J. A. et al. Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2.ed. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1998.

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Rosalen, M. A. S., & Mazzilli, S. (2013). Formação inicial de professores para usar a informática nas escolas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (23). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/261

Edição

Seção

Artigos