Sentidos de autoria do fazer e saber docente: trama de fios e diálogos na escola

Autores

  • Carla Helena Fernandes UNICAMP
  • Guilherme do Val Toledo Prado UNICAMP

Resumo

Apresentamos neste artigo reflexões sobre o fazer e os saberes dos professores concebidos na autoria e na interlocução com os sujeitos da/na escola. Para tanto, à ideia de autoria, conceito bakhtiniano, foram associados os estudos de Tardif sobre o saber docente, nos quais se enfatiza a concepção do saber construído a partir da prática. Nossa investigação, realizada em escola pública municipal, estudou o Trabalho Docente Coletivo (TDC), reuniões semanais de professores do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, no ano de 2005. Os dizeres dos professores, sobretudo os relativos às Assembleias de Classe, levaramnos a considerar o fazer e saber docentes no interior de tramas discursivas construídas e desconstruídas na escola, nesse caso, saberes sobre as decisões tomadas para a escola e sala de aula.

Biografia do Autor

Carla Helena Fernandes, UNICAMP

Doutora em Educação (UNICAMP). Participante do Grupo
de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada
(GEPEC).

Guilherme do Val Toledo Prado, UNICAMP

Doutor em Educação. Professor da UNICAMP. Coordenador
do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada
(GEPEC).

Referências

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Publicado

2013-06-04

Como Citar

Fernandes, C. H., & Prado, G. do V. T. (2013). Sentidos de autoria do fazer e saber docente: trama de fios e diálogos na escola. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (29). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/139

Edição

Seção

Artigos