Infância YouTuber: problematizando representações de crianças inseridas na cultura de sucesso

Autores

  • Darcyane Rodrigues de Melo ULBRA
  • Bianca Salazar Guizzo ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1162

Palavras-chave:

infância, YouTube, Estudos Culturais

Resumo

O artigo tem como propósito principal problematizar as representações infantis postas em circulação a partir de vídeos postados em canais do YouTube e protagonizados por três youtubers mirins que estiveram, ao longo dos anos de 2017 e 2018, no ranking de mais acessados, com grande índice de visualizações e inscritos. Para empreender as análises, foram selecionados 27 vídeos publicados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2017, a partir dos quais foram analisadas as imagens e as falas das crianças youtubers, bem como foram discutidos alguns comentários postados por seus seguidores. A partir do campo teórico dos Estudos Culturais em Educação, de viés pós-estruturalista, as análises centraram-se na discussão do modo como as crianças youtubers propagam e reforçam representações em decorrência das quais podem ser produzidas identidades infantis voltadas à cultura de sucesso, a qualcompreende tanto o status de ser uma criança famosa, considerada uma celebridade, quanto a posição de uma criança empreendedora, que, com o seu próprio ganho financeiro, consegue adquirir bens de consumo e investir na sua carreira de youtuber

Biografia do Autor

Darcyane Rodrigues de Melo, ULBRA

Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e graduada em Psicologia pela mesma Universidade.

Bianca Salazar Guizzo, ULBRA

Professora e pesquisadora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Recentemente realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Bolonha (Itália). Possui doutorado (2011) e mestrado (2005) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2019-04-10

Como Citar

Melo, D. R. de, & Guizzo, B. S. (2019). Infância YouTuber: problematizando representações de crianças inseridas na cultura de sucesso. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(50), 121–140. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1162

Edição

Seção

Artigos