Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.-
Foi informado o ORCID (https://orcid.org/register) de todos os autores, no momento da submissão do artigo.
Artigos
Políticas da seção de Artigos
Documentos
Leis, pareceres e normas emanados de órgãos governamentais e que abordem questões de interesse para a área educacional.
Traduções
Textos não disponíveis em língua portuguesa que constituam fundamentos da área específica da Série-Estudos
DOSSIÊ: Currículos afrocentrados: narrativas, autobiografias e cartas para uma educação antirracista
Ementa:
Este dossiê aborda os aspectos éticos, estéticos, políticos e poéticos dos currículos, processos formativos e práticas de ensino antirracistas, com foco nos currículos afrocentrados. É importante ressaltar que os referenciais que historicamente influenciaram os estudos curriculares são predominantemente de origem masculina, não negra e de países ocidentais. Ao considerar as particularidades dos currículos com base na cultura negra, na perspectiva feminina, em comunidades periféricas, associadas às religiões de matriz africana, com influências da cultura afro-brasileira e adotando uma perspectiva decolonial, propomos a criação deste dossiê.
Nosso objetivo central é produzir textos escritos por autoras e autores negros que reavaliem as normas predominantes nos estudos de currículos. Para isso, priorizamos abordagens metodológicas que buscam uma ruptura com o paradigma eurocêntrico na pesquisa e na construção do conhecimento, utilizando metodologias qualitativas que se baseiam nas epistemologias afrodiaspóricas, como narrativas, autobiografias, cartas e outras formas de pesquisa que valorizam as perspectivas negras.
Queremos trilhar caminhos teóricosmetodológicos que se baseiam nas experiências e biografias de pessoas negras, que emergem de contextos como o “quarto de despejo”, bem como na cosmovisão africana.
Para Fanon (2006), o processo de superação do racismo passa pela conscientização das pessoas negras. Nesse sentido, temos como premissa a produção de textos que evidenciem as narrativas de si, as autobiografias e cartas que são produzidas por pesquisas que têm como bandeira “um currículo negro, uma educação negra...a negritude é a raiz da liberdade”.
Assim, este dossiê parte da compreensão de que precisamos repensar os modos metodológicos para “olhar currículos” de maneira complexa e produtiva. Nele, muitos saberes se entrelaçam e nutrem corpos, currículos, modos de ver, compreender, ler e se pensar, para além das políticas do silenciamento e da normalização.
Desejamos que este dossiê coloque em conversação diferentes criações tecidas a partir das cosmovisões raciais, modos outros de narrar a vida e a pesquisa em educação, vislumbrando compor uma constelação de artigos que orientem para outros possíveis, referenciados por e referenciando epistemologias negras.
Nos cotidianos escolares e para além deles, muitas são as redes de sujeitos que se desafiam na construção de modos outros de ser, estar, se relacionar, educar e viver, os quais afirmam a negritude como potência de existência, como força e riqueza ancestrais afirmativas do povo negro.
CHAMADA PARA DOSSIÊ: Por uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos: das pedagogias de educação infantil às didáticas na creche
A Revista Série-Estudos convida para a submissão de artigos para o Dossiê Por uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos: das pedagogias de educação infantil às didáticas na creche, a ser publicado no v. 30, n. 68, de 2025. O Dossiê é organizado pelo professor Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS) e pela professora Dra. Marlene Oliveira dos Santos (UFBA). O prazo final de submissão é 15 de outubro de 2024.
Ementa:
O Dossiê aborda a dimensão ética do cuidado no exercício da docência com bebês e crianças bem pequenas na jornada cotidiana na creche. Desse ponto de vista, o cuidado é visto como uma dimensão transversal das práticas docentes que se constituiu pelas ações de atenção pessoal – alimentação, troca de fraldas, banho etc. –, assim como por todas as escolhas do/a professor/a em relação à organização dos tempos, dos espaços-ambientes, dos materiais e das linguagens que são promovidas no encontro diário com os bebês e as crianças bem pequenas na creche. Nosso objetivo central com a proposição do Dossiê é o de evidenciarmos as especificidades da docência na creche a partir de uma ética do cuidado que opere na escolha de princípios de pedagogias participativas de Educação Infantil, bem como na mobilização da agência docente na construção de didáticas na creche que ratifiquem a indissociabilidade entre cuidado e educação, a escuta e a participação dos bebês e das crianças bem pequenas como princípios inegociáveis. Diante do exposto, argumentamos em defesa de uma docência de 0-3 anos que garanta o acolhimento, a escuta e a promoção da participação dos bebês e crianças bem pequenas a partir da oferta de espaços-ambientes, tempos e materiais que possibilitem escolhas, interações, movimento, brincadeiras, investigações e descobertas. Em tal perspectiva, desejamos que este Dossiê promova relevantes discussões a respeito do trabalho docente na creche, a partir de uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos, e suscite potentes reflexões sobre a formação profissional de docentes que trabalham na creche. Portanto, o Dossiê será composto por artigos decorrentes de pesquisas empíricas com professores(as), bebês e crianças bem pequenas e suas famílias, além de investigações bibliográficas, metapesquisas e estados do conhecimento que apresentam contribuições profícuas para o debate sobre a ética do cuidado enquanto constituinte do exercício da prática docente na creche. No que diz respeito às pesquisas empíricas, serão contemplados artigos que tematizem a ética do cuidado a partir da análise e discussão das práticas docentes, de narrativas de professores(as), bem como de pesquisas com/sobre crianças de 0-3 anos que evidenciem as interações sociais, o movimento, assim como as múltiplas linguagens pelas quais se manifestam bebês e crianças bem pequenas em interações inter e intrageracionais no âmbito da creche. Especificamente em relação às pesquisas com docentes que atuam na creche, serão contemplados artigos que visibilizem a indissociabilidade entre cuidado e educação nas escolhas pedagógicas, assim como na construção de didáticas que se efetivam no encontro cotidiano com os bebês e as crianças bem pequenas e suas famílias na creche. Mediante o exposto, entendemos que o dossiê contribuirá com o adensamento de discussões teóricas sobre a ética do cuidado enquanto dimensão constituinte das especificidades da docência de 0-3 anos, bem como com a formação inicial e continuada de professores(as) de Educação Infantil.
Aviso de derechos de autor/a
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Declaración de privacidad
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.