Política Nacional de Formação de Professores: o lugar do PIBID no documento Pátria Educadora

Autores

  • Silvia Regina Canan

DOI:

https://doi.org/10.20435/231819822016110

Palavras-chave:

Política Nacional de Formação de Professores, PIBID, Pátria Educadora.

Resumo

O artigo reflete o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e seu lugar no documento preliminar recentemente lançado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, vinculada à Presidência da República. Faz uma relação com a pesquisa: Política Nacional de Formação de Professores: um estudo do PIBID, enquanto política de promoção e valorização da formação docente. A pesquisa desenvolveu-se a partir de estudos bibliográficos, análise documental e utilização da dinâmica de grupo focal com os acadêmicos pibidianos, dos Cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e Letras, da URI - Campus de Frederico Westphalen, RS. O objetivo foi analisar a Política Nacional de Formação de Professores, com o intuito de compreender o PIBID e sua contribuição na valorização e qualificação dos futuros professores da Educação Básica. As conclusões apontam para a importância do Programa no processo de formação docente. De forma complementar foi estudado como o PIBID é colocado no documento preliminar Pátria Educadora

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Publicado

2016-04-14

Como Citar

Canan, S. R. (2016). Política Nacional de Formação de Professores: o lugar do PIBID no documento Pátria Educadora. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(41), 153–171. https://doi.org/10.20435/231819822016110

Edição

Seção

Artigos