Education, Republican Right and Duty
DOI:
https://doi.org/10.20435/231819822016104Palavras-chave:
Right to Education, the Federative Republic of Brazil, citizenship.Resumo
This article is part of a Masters research in progress and has as its object the Brazilian State facing the right to education. By means of a documental research, on the basis of the Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases 9.394/1996 and other documents aimed to discuss how this right has materialized throughout history. The results show that the right to education is a fundamental dimension of citizenship, which is related to a conception of the State and their form of government. This right extends beyond the idea of set of rules, guidelines and actions, because it is linked to the commitment of thinking a model other society with a division of wealth more fairly
Referências
ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas. Autonomia monitoramento como eixo de mudança: padrões de gestão do ensino público paulista (1995-1998). 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
BATISTA, Neusa Chaves. A formação do Estado nacional brasileiro: implicações para a gestão das políticas públicas educacionais. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 387-408, jul./dez. 2007.
BEHRING, Elaine Rossetti. Política social no capitalismo tardio. São Paulo: Cortez, 1998.
BIGARELLA, Nadia. O papel do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul na definição de políticas para a gestão da educação básica (1999 - 2014). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS.
BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BRASIL. Constituição (1934). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Constituição/Constituicao34.htm>. Acesso em: 12 jun. 2014.
______. Constituição (1946). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Constituição/Constituicao46.htm>. Acesso em: 13 jun. 2014.
______. Constituição (1988). Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
______. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. Rio de Janeiro, 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_037/ Constituição/Constituicao37.htm>. Acesso em: 13 jun. 2014.
______. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1961.
______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, ano CXXXIV, n. 248, 23 dez. 1996.
______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 16 jul. 1990. p. 13563. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/ L8069.htm>. Acesso em: 22 jan. 2014.
Bresser-Pereira, Luiz Carlos. Cidadania e Res pública: a emergência dos direitos republicanos. Revista de Filosofia Política, Nova Série, Porto Alegre, RS, v. 1, p. 99-144, 1997.
______. O surgimento do Estado Republicano. Revista Lua Nova, 62, 131-150, 2004. Trabalho apresentado no III Simpósio Internacional sobre Justiça. Porto Alegre, 1-5 de setembro de 2003. Revisado em fevereiro de 2004.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 3. ed. Coimbra: Almedina, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Cultura Política e política cultural. Revista Estudos Avançados, São Paulo, n. 23, p. 71-94, jan./abr. 1995. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ea/v9n23/v9n23a06. pdf>. Acesso em: 25 out. 2011.
Coutinho, Carlos Nelson. Intervenções: o marxismo na batalha das ideias. São Paulo: Cortez, 2006
CURY, Carlos Roberto Jamil. A gestão democrática na escola e o direito à educação. RBPAE, Porto Alegre: Associação Nacional de Política e Administração da Educação, v. 23, n. 3, p. 483-495, set./dez. 2007.
______. Conselho de Educação: fundamentos e funções. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), v. 22, n. 1, p. 1-184, jan./jul. 2006.
______. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, jul. 2002.
______. O conselho nacional de educação e a gestão democrática. In: OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática da educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
______. Os conselhos de educação e a gestão dos sistemas. In: FERREIRA. N. S.; AGUIAR, M. da S.(Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DUPAS, Gilberto. Atores e poderes na nova ordem global: assimetrias, instabilidades e imperativos de legitimação. São Paulo: Editora da UNESP, 2005.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. São Paulo: Civilização Brasileira, 1984.
FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato politico brasileiro. 3. ed. São Paulo: Globo, 2001.
FIORI, J. L. Brasil no espaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
Hobsbawm, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
IANNI. Otávio. A era do globalismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
IANNI, Otávio. A sociologia e o mundo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
Locke, John. Cartas sobre a tolerância. Tradução Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. São Paulo: Abril Cultural, 2001. (Col. Os pensadores).
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MOTTA, Ana Elizabete. Cultura da crise e seguridade social. São Paulo: Cortez, 1995.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
O’DONNELL, Guillermo Alberto. Anotações para uma teoria do Estado. Revista de Cultura e Política, n. 4, p. 71- 82, 1981.
OBARA, Elizabete Emiko E. Política educacional para o ensino médio no Estado de Mato Grosso do Sul. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Martin Claret, 2003. (Coleção A Obra Prima de Cada Autor).
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teoria da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação política. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
SMITH, A. A riqueza das nações: a investigação sobre a sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril, 1996.
TALES, R. M. O papel dos conselhos de Educação na Formação dos sistemas Educacionais Brasileiros. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., Caxambú, MG, 15-18 de outubro de 2006. Disponível em: <www.anped.org.br/reunioes/24/P0522902106281.doc>. Acesso em: 23 ago. 2013.
TEIXEIRA, Ana Helena G. Conselhos Municipais de Educação: autonomia e democratização de Ensino. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 691-708, set./dez. 2004
VIEIRA, Evaldo. A política e as bases do direito educacional. Cadernos Cedes, ano 21, n. 55, nov. 2001.
WEBER, Max. Economia e sociedade; fundamentos de sociologia compreensiva. v.1. Brasília: Ed.UnB, 1999.
WEBER, Rosa. Constituição Comentada. Julgamento em 29-3-2012, Plenário, DJE de 12-11-2012. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigoBd.asp?item=4> . Acesso em: 31 mar. 2014.
WOOD, E. M. Democracia contra o capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.