Da aula convencional para a aula invertida – ­ferramentas digitais para a aula de hoje

Autores

  • Adelina Silva Universidade Aberta, Portugal.

Resumo

Nos últimos tempos, a ideia de alterar radicalmente o formato educacional – a sala de aula – tornou-se algo que vale a pena discutir. A emergência de uma transformação das práticas pedagógicas tornou-se um imperativo. O número de professores que utiliza a metodologia da aula invertida – flipped classroom – na sua atividade tem vindo gradualmente a crescer, embora ainda haja alguns que nunca ouviram falar dessa metodologia. Esse modelo utiliza a Internet para facilitar o processo de aprendizagem em sala de aula, proporcionando aos professores mais tempo para interagir com seus alunos, personalizando o processo de ensino/aprendizagem, e gastando menos tempo de aula a debitar conteúdos. A aula invertida destina-se a facilitar a aprendizagem e não necessariamente para incrementar as competências de ensino. Na verdade, para tirar o máximo proveito dessa metodologia, os professores podem precisar de reconsiderar alguns hábitos organizacionais na sala de aula bem como o uso da Internet. No entanto a resposta dos professores que já experimentaram e continuam a utilizar esse método nas salas de aula de hoje é extremamente positiva, e mostra que “inverter” as coisas pode atear a paixão pela aprendizagem, que de outra forma se pode perder. Grande parte da literatura sobre flipped classroom foca sobretudo como inverter tecnologicamente a sala de aula, centrando a sua análise em ferramentas para gravação de vídeos explicativos. Neste texto, irei abordar a definição de aula invertida, apresentando um suporte tecnológico variado, com base em ferramentas gratuitas da web 2.0, que proporcionam oportunidades de incorporar estratégias de aprendizagem criativas dentro desse novo modelo de ensino e aprendizagem, com vista a maximizar a construção do conhecimento dos alunos.

Palavras-chave: Flipped classroom. Web 2.0. Construção de conhecimento.

 

Biografia do Autor

Adelina Silva, Universidade Aberta, Portugal.

Investigadora do Grupo de Investigação em Media e Mediações Culturais (CEMRI), Universidade Aberta, Portugal, e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Brasil.

Referências

COHEN, J. Flipping the classroom to differentiate learning. French American International School, 2012. Disponível em: <http://www.classroomflipping.com/index.html>.

CREATIVE classroom lab - pilotagem pan-europeia de tablets na sala de aula. Disponível em: <http://creative.dge.mec.pt>.

FLIPPED class: myths vs. reality, The. Disponível em: <http://www.thedailyriff.com/articles/the-flipped-class-conversation-689.php>.

HOW the flipped classroom is radically transforming learning, Retrieved from: <http://www.thedailyriff.com/articles/how-the-flipped-classroom-is-radically-transforming- learning-536.php>.

KNEWTON - the flipped classroom. Disponível em: <http://www.knewton.com/flipped-classroom/?

SCHOLASTIC. Welcoming the internet into your classroom. 2012. Disponível em: <http://www.scholastic.com/teachers/article/welcoming-internet-your-classroom/>.

UNIVERSITY of Northern Colorado – the flipped classroom. Disponível em: <http://www.flippedclassroom.com/>.

WATERS, Sara. Flipping the classroom. ImaginaryJane, 2012.

WILSON, Dawn. The flipped classroom. Dr. Dawn Wilson and her HBU Graduate Students, 2012.

Downloads

Publicado

2015-06-26

Como Citar

Silva, A. (2015). Da aula convencional para a aula invertida – ­ferramentas digitais para a aula de hoje. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 13–31. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/840

Edição

Seção

Ponto de Vista