A expulsão dos mercadores do templo: um estudo da usura na pintura de Giotto di Bondone

  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR.
  • Meire Aparecida Lóde Nunes Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR), Curitiba, PR

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a pintura de Giotto di Bondone (1267-1337), A expulsão dos vendilhões do templo. A investigação é desenvolvida pelo olhar da História da Educação e os pressupostos teóricos são provenientes da História Social, a qual nos permite dialogar com várias áreas do conhecimento e utilizar a produção imagética como fonte de pesquisa. Nossas reflexões serão direcionadas pelas inquietações acerca da expansão comercial do século XIII, advento que propiciou o surgimento de novas necessidades e questionou valores da tradição cristã. Em consequência, a Igreja se deparou com o embate em manter a crença em seus dogmas e legitimar atividades comerciais que mantinham o êxito da sociedade. Assim, nos dedicamos a estudar a pintura de Giotto investigando a hipótese de que a formação do homem do século XIII é direcionada pela necessidade de equilibrar os valores espirituais e terrestres.

Palavras-chave: Educação. Expansão commercial. Iconografia.

 

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR.
Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Meire Aparecida Lóde Nunes, Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR), Curitiba, PR
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora no curso de Educação Física da Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR- FAFIPA).

Referências

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Publicado
2014-07-01
Seção
Artigos