A expulsão dos mercadores do templo: um estudo da usura na pintura de Giotto di Bondone

Autores

  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR.
  • Meire Aparecida Lóde Nunes Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR), Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.767

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a pintura de Giotto di Bondone (1267-1337), A expulsão dos vendilhões do templo. A investigação é desenvolvida pelo olhar da História da Educação e os pressupostos teóricos são provenientes da História Social, a qual nos permite dialogar com várias áreas do conhecimento e utilizar a produção imagética como fonte de pesquisa. Nossas reflexões serão direcionadas pelas inquietações acerca da expansão comercial do século XIII, advento que propiciou o surgimento de novas necessidades e questionou valores da tradição cristã. Em consequência, a Igreja se deparou com o embate em manter a crença em seus dogmas e legitimar atividades comerciais que mantinham o êxito da sociedade. Assim, nos dedicamos a estudar a pintura de Giotto investigando a hipótese de que a formação do homem do século XIII é direcionada pela necessidade de equilibrar os valores espirituais e terrestres.

Palavras-chave: Educação. Expansão commercial. Iconografia.

 

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR.

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Meire Aparecida Lóde Nunes, Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR), Curitiba, PR

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora no curso de Educação Física da Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR- FAFIPA).

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A idade média: nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.

GIOTTO DI BONDONE. A expulsão dos vendilhões do templo. Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8c/Giotto_-_Scrovegni_-_-27-_-_Expulsion_of_the_Money-changers_from_the_Temple.jpg>

LE GOFF, Jacques. A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 2004.

______. As raízes medievais da Europa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

______. Para uma outra Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

OLIVEIRA, Terezinha. O pecado da ira no mestre Tomás de Aquino: um estudo sobre os costumes e educação no século XIII. In: OLIVEIRA, Terezinha. Ensino debate na Universidade Parisiense do século XIII: Tomás de Aquino e Boaventura de Bagnoregio. Maringá: Eduem, 2012.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Da conexidade entre texto e imagem no Ocidente medieval. In: OLIVEIRA, Terezinha; VISALLI, Angelita Marques (Org.). Leituras e imagens da Idade Média. Maringá: Eduem, 2011. p. 131-148.

TOMÁS DE AQUINO. Sobre o saber (De magistro), os sete pecados capitais. Trad. e estudos introdutórios de Luiz Jean Lauand. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

WOLF, Norbert. Giotto. Lisboa: Taschen, 2007.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Oliveira, T., & Nunes, M. A. L. (2014). A expulsão dos mercadores do templo: um estudo da usura na pintura de Giotto di Bondone. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 275–293. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.767

Edição

Seção

Artigos